[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou de audiência na Promotoria dos Direitos à Saúde no Ministério Público Estadual (MPE) na manhã desta sexta-feira, 13. O objetivo da SES na reunião foi demonstrar os repasses de recursos para co-financiar a rede de Atenção Hospitalar do município de Aracaju.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, o repasse dos recursos é feito sempre imediatamente. “Assim que a Secretaria recebe os recursos do Ministério da Saúde, faz a composição com dinheiro dos cofres do Governo do Estado e repassa para a Secretaria de Saúde de Aracaju para ajudar no financiamento dos serviços”, afirmou o Guimarães.

Durante a audiência, representantes do Hospital de Cirurgia confirmaram o recebimento de repasses de recursos pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju. Conforme descrito no termo de audiência, o valor inicial recebido pela unidade assistencial foi mais de R$ 1,6 milhões. Na segunda-feira, 16, receberá outro montante complementando a quantia R$ 3,5 milhões.  “Na segunda-feira, os serviços paralisadas pelo Hospital de Cirurgia serão totalmente retomados com o pagamento de profissionais de saúde e dos prestadores de serviço”, afirmou o diretor da unidade Hospital de Cirurgia.

Rede Cegonha

Na oportunidade, o gestor da pasta Saúde do Governo do Estado mostrou o empenho da SES para implantar efetivamente a Rede Cegonha em Sergipe. Em agosto de 2011 foi feita a primeira discussão com os municípios sergipanos para aprovar o encaminhamento de solicitação para o Ministério da Saúde incluir Sergipe e suas unidades assistências na Rede Cegonha.

“Estamos aguardando o Ministério habilitar a Casa da Gestante e o Centro de Parto Normal do Hospital e Maternidade Santa Isabel para colocarmos as unidades em funcionamento. Se as unidades forem postas em funcionamento sem a garantia de recursos gerará crises posteriores”, conclui Antônio Guimarães.    

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.