[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A saúde da população infantil do município de Aracaju nunca esteve tão em alta. Os investimentos feitos pela Prefeitura de Aracaju na assistência a esse público têm demonstrado o quanto a saúde e a qualidade de vida dos aracajuanos são prioridades na administração municipal. Aquela antiga falta de unidades e urgências pediátricas que impediam o acompanhamento do público infantil deixou de ser um problema e hoje a população do município já conta com a presença de médicos pediatras em todas as unidades de saúde, nas alas de urgência infantil dos dois Hospitais Municipais de Pronto-socorro, recentemente inaugurados pela prefeitura de Aracaju, além de atendimentos em mais de 20 especialidades pediátricas no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), localizado no bairro Siqueira Campos.

Com uma média de 4.500 consultas mensais, o Cemca dispõe de uma estrutura física com sala de pré-consulta, consultórios médicos, gabinete odontológico e salas de psicopegagogia e fisioterapia. O centro está estruturado para prestar atendimento em 20 especialidades médicas como Neonatologia, Psiquiatria, Alergia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Ortopedia, Cirurgia, entre outros. Como também oferece consultas e tratamento em áreas não comumente encontradas no serviço público de saúde, como é o caso da homeopatia e fonoaudiologia. Atualmente o Cemca conta com dois médicos homeopatas, algo inédito no atendimento público de saúde.

De acordo com a assistente social do Cemca, Guadalupe Oliva, as especialidades mais procuradas no centro são a neuropediatria e psiquiatria, sendo que esta última trabalha com casos ambulatoriais e quando é identificada a necessidade de tratamento, a criança é encaminhada ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil. Em breve o Cemca também passará a realizar atendimentos de gastroenterologista, otorrinolaringologista e infectologista. Ao todo são 27 profissionais especializados no tratamento da criança e do adolescente.

Pelo modelo de Interconsulta adotado, ou seja, que permite que os diversos especialistas que trabalham no centro troquem informações sobre o mesmo paciente, realizando, desta forma, um fluxo de encaminhamentos internos, o Cemca tem conseguido o acompanhamento integral ao público infantil atendido no município de forma facilitada e eficiente. Além disso, o centro também agiliza a realização das consultas, que são marcadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF), através do Terminal de Atendimento do Cartão SUS (TAS).

“A grande vantagem do Cemca é que todos os médicos são pediatras com especialização em atendimento à criança e ao adolescente, trabalhando de forma interligada. As equipes contêm diversos especialistas, como o grupo de obesidade infantil, por exemplo, que possui endocrinologista, nutricionista, enfermeiro, assistente social e psicólogo que realizam reuniões mensalmente”, informou a gerente.

Atenção Básica

Nas Unidades de Saúde da Família, a população infantil conta ainda com o acompanhamento de pediatras, que em Aracaju são inseridos no Programa Saúde da Família (PSF). Aliás, Aracaju é o primeiro município do país a integrar às equipes do PSF médicos pediatras e assistentes sociais.

Em cada Unidade de Saúde da Família a atenção à saúde da criança é trabalhada desde o Pré-natal, período em que as gestantes são sensibilizadas quanto à importância do acompanhamento do bebê. A partir do nascimento, as crianças são incluídas no Programa de Saúde da Família (PSF) pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), que também realiza visitas domiciliares mensais aos usuários com até um ano de vida.

Caps Vida

As crianças que possuem transtornos mentais também são atendidas pelos serviços prestados pela Prefeitura. Dentro do Programa de Saúde Mental da SMS, que luta a favor da diminuição do internamento manicomial, direcionando o tratamento ao resgate da cidadania e dignidade do usuário, há um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) responsável em acolher com exclusividade o público infantil.

O Caps Vida foi fruto de um convênio entre a SMS e o Ministério da Saúde, com o apoio da Petrobras. Lá as crianças são acolhidas por profissionais que avaliam o seus históricos, sendo encaminhadas ao devido tratamento e acompanhadas por uma equipe de profissionais formada por psicólogo, terapeuta ocupacional, médico psiquiatra, médico pediatra, arte-educador, musicista, educador físico, assistente social, enfermeiros, pedagoga e psicopedagoga.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.