Saúde cria plano de enfrentamento do HIV/Aids entre homossexuais
Definir a agenda do Plano Estadual de Enfrentamento do HIV/Aids entre Gays, Travestis e HSH (homens que fazem sexo com homens) para que seja executado. Este foi o objetivo da reunião realizada pelo Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com representantes das Organizações Não Governamentais (ONGs) e da coordenação do Programa Municipal de DST/Aids de Aracaju. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16, no auditório da SES.
De acordo com Andrey Lemos, coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais da capital, o plano contém ações e metas que devem ser alcançadas para combater a transmissão do vírus HIV. “Nos últimos três anos, devido às ações que os programas estadual e municipal vêm realizando, o número de casos tem se mantido estável, mas queremos diminuir. E, para isso, temos que envolver o governo e a sociedade civil”, explicou.
Segundo ele, serão capacitados os professores e profissionais de saúde para que os gays, travestis e HSH se sintam acolhidos e cuidem melhor da sua saúde. “Por exemplo, antes existia um número máximo de preservativos que eram entregues a cada pessoa. Hoje, a orientação é que se disponibilize a quantidade que a pessoa precise. É necessário desburocratizar o sistema”, ressaltou Andrey Lemos.
Durante a reunião, foi criado um grupo de trabalho com representantes de várias ONGs, do programa municipal e do Centro de Combate à Homofobia de Sergipe. “Esse grupo vai acompanhar e ajudar na execução do plano. A SES vai apoiar as ações e incluir no Plano de Ações e Metas [PAM] do programa estadual recursos que contemplem as atividades de enfrentamento”, explicou Almir Santana, gerente do Programa Estadual de DST/Aids.
Ações
Integram o Plano Estadual de Enfrentamento do HIV/Aids entre Gays, Travestis e HSH ações de capacitação de professores e profissionais de saúde sobre o combate à homofobia; apoio às campanhas de prevenção e às paradas GLTB em Aracaju, Itabaiana e Lagarto; produção de materiais informativos; facilitação do acesso aos preservativos; e inclusão do tema “Combate à Homofobia” no programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).
- Saúde cria plano de enfrentamento do HIV/Aids entre homossexuais – Almir Santana
- gerente do Programa Estadual de DST/Aids