[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Programa de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar um curso de capacitação para Teste Rápido Diagnóstico de HIV para 45 profissionais de seis Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s) de Sergipe, do Laboratório Central de Saúde Pública, e das Maternidades Santa Izabel e Hildete Falcão Baptista. O evento vai acontecer na próxima sexta-feira, 26, no Celi Praia Hotel, em Aracaju.

Depois desta, uma nova fase da capacitação será realizada em 9 de novembro com técnicos das maternidades do interior do Estado. Atualmente, somente o CTA instalado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) já realiza o teste. Os seis CTA’s de Sergipe onde serão implantados o teste rápido estão localizados em Aracaju (Laboratório Central), Estância, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Propriá e Itabaiana.

O teste rápido é voltado para um público específico que necessita obter o resultado de forma imediata, como gestantes no terceiro trimestre de gravidez, pessoas que apresentam os sintomas de HIV e caminhoneiros em trânsito (que estão de passagem por Sergipe), entre outros.

O exame é realizado em torno de 15 minutos, com uma tecnologia mais simples e, por isso mesmo, pode ser feito em locais que normalmente não dispõem de laboratórios muito sofisticados como maternidades, CTA’s e centros de especialidades.

Em maio, seis profissionais da área, entre os quais biomédicos, enfermeiros e médicos, foram treinados por técnicos do Programa Nacional de DST/AIDS em Recife e se tornaram multiplicadores do conhecimento necessário à realização do teste rápido.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.