[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Como forma de facilitar ainda mais o acesso à população para exames laboratoriais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove o curso de atualização sobre a nova plataforma de realização do teste rápido para diagnóstico do HIV e Hepatites virais. O evento, que teve início na manhã desta terça-feira, 16, segue até quarta-feira, 17, no Hotel D’Burguês, na Atalaia.

O curso conta com a participação de profissionais de saúde que atuam em maternidades, hospitais e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e que estavam realizando os testes nas suas unidades de saúde.

De acordo com o gerente do Programa Estadual de DST/Aids, o médico Almir Santana, a ideia é promover uma atualização dos profissionais que trabalham com os exames rápidos. “Vamos fazer uma atualização sobre o exame e também sobre a Aids de uma forma geral, além de mostrar a importância do teste e do sigilo que os profissionais de saúde devem manter com relação ao resultado dos testes”, comentou.

Segundo o médico, o teste rápido demora cerca de 20 minutos para ficar pronto em contrapartida aos cerca de 20 a 30 dias do exame convencional. “Por isso é importante nós ampliarmos a oferta, pois tem gente que quer fazer o teste e não consegue. Precisamos cada vez mais facilitar esse acesso”, afirmou.

Para a supervisora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Joana D’Arc, que irá conversar com os profissionais, além do teste, existe um cuidado com os pacientes tanto antes do exame quanto no momento da entrega dos resultados.

“Minha função é justamente de aconselhamento, já que o teste está atrelado às práticas do aconselhamento pré-teste e pós-teste. Antes, falamos sobre as chances e caso o paciente tenha alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST), ele vai ser encaminhado para a área necessária, seja o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) ou mesmo o Centro Especializado nas Unidades Básicas de Saúde”, destacou.

O farmacêutico bioquímico do Hospital Universitário, Fábio Ramalho, disse que a atualização é fundamental para que o serviço público de saúde em Sergipe seja cada vez mais rápido e com qualidade. “Nós já realizamos o teste de HIV rápido há alguns anos, principalmente para acidentes com objetos perfurantes e cortantes. Existem novidades que não tínhamos o conhecimento, como o exame da Sífilis, que é novidade, e a ideia é que para que todos tenham acesso ao teste”, apontou.

Teste Rápido

O Teste Rápido para Diagnóstico do HIV (TRD) é uma metodologia prática e segura que permite saber o resultado em menos de 30 minutos, obedecendo ao sigilo das informações fornecidas pelo usuário, que passa por um “aconselhamento” realizado por profissionais capacitados. 

O diagnóstico convencional ( laboratorial) leva aproximadamente 20 a 30 dias para informar o resultado usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o teste rápido como diagnóstico pode ser realizado por profissional de saúde de nível superior independe de um laboratório para obter a resposta.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.