Saúde busca soluções para problemas da Atenção Primária em SE
O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, e técnicos das diretorias de Gestão de Sistema e Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram na manhã de terça-feira, 15, da reunião do Colegiado Interfederativo Regional (CIR) de Itabaiana. A busca por soluções para os problemas da Atenção Primária no Estado pautou a reunião.
Durante o encontro, os secretários municipais expuseram os problemas que cada município tem com as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), experiências positivas de trabalho e ações das respectivas secretarias.
Já Antônio Carlos Guimarães, falou em resolução dos problemas. Segundo o secretário, a maneira para resolver os problemas é fazer o diagnóstico deles. “A primeira parte do trabalho realizado pela atual gestão foi a reestruturação das redes assistências com a construção e reformas das unidades de saúde de todo Estado. A segunda etapa será resolver os problemas que a rede primária ainda tem”, disse Guimarães.
Para conhecer a fundo as dificuldades das equipes do PSF de Sergipe é necessário que os técnicos da SES estejam em contato direto com os profissionais e gestores. “Vamos ter uma noção precisa e atualizada de quantas equipes temos, quais são as deficiências e quais são os pontos positivos”, afirmou o David Souza, diretor de Atenção à Saúde da SES.
O diretor ainda alertou que o diagnóstico produzido pela equipe técnica da SES, gestores municipais e profissionais, deve ser claro e verdadeiro para que se tenha um parâmetro correto da realidade vivida no SUS. “Algumas informações contidas nesse diagnóstico não será motivo de denúncia dos municípios pela SES ao Ministério da Saúde ou corte de recursos. Queremos apenas conhecer a realidade para transformá-la”, enfatizou Souza.
Colegiados Interfederativos
Cada região de Saúde do Estado possui um CIR que é composto por gestores dos municípios que pactuam políticas em todos os âmbitos da assistência à saúde. Depois que cada uma das regiões pactua suas políticas, elas trazem essa demanda para o Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) para que elas sejam pactuadas com os 75 gestores da saúde.
- Saúde busca soluções para problemas da Atenção Primária em SE – Fotos: Fabiana Costa/SES