[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa (Nugep), o município de Estância, distante  66 km da capital sergipana, realizou no último sábado, 17, sua VII Conferência Municipal de Saúde, a última conferência municipal a ser realizada no estado antes da 5ª Conferência Estadual de Saúde de Sergipe (Confesa). 

No encontro, Estância, que pertence à região Sul do estado, discutiu com a população, prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) e delegados, as propostas da cidade para os próximos quatro anos e que farão parte da Conferência Estadual de Sergipe a ser realizada entre os dias 7 e 9 de outubro em Aracaju.

Segundo o prefeito de Estância, Ivan Leite, houve uma ampla discussão com a população para trazer novas ideias ao evento. “A Conferência está totalmente organizada e as equipes estão divididas por áreas de trabalho. Fizemos as pré-conferências com a seleção de delegados e com uma ampla discussão com a sociedade. Dessa forma, buscamos boas sugestões, ideias e soluções para os problemas de saúde para os próximos quatro anos”, destacou.

De acordo com o secretário de Saúde de Estância, Jorgivaldo Ramos de Oliveira, a Conferência em Estância também atende a uma Lei Municipal criada no ano 2001.  “Todo o trâmite da nossa Conferência tem de ser feito dentro da lei. Nos dias 20 e 21 de agosto, fizemos três pré-conferências, uma na zona rural, na colônia Entre Rios, outra no povoado Porto do Mato, que compreende a região litorânea, e por fim, uma na área de maré e na zona urbana, que compreende a cidade e alguns povoados”, afirmou Jorgivaldo .

Cerca de 300 pessoas participaram da Conferência de Estância, entre elas cem delegados. “As propostas retiradas nos territórios têm que ser respeitadas. Temos aqui somente os observadores e os delegados que foram tirados das pré-conferências. Os observadores têm direito a voz, enquanto os delegados têm direito a voz e voto. Esperamos levar 30 propostas para a Conferência Estadual”, ponderou o secretário de Saúde da cidade.

Na oportunidade, o município também elegeu os representantes das entidades que serão os novos conselheiros de saúde. Foram eleitos 16 conselheiros, sendo oito conselheiros usuários de saúde e oito entre servidores de saúde, prestadores de saúde e gestores.

5ª Confesa

A Conferência Estadual de Saúde de Sergipe, que acontece entre os dias 7 e 9 de outubro de 2011, será a etapa estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde, a realizar-se em Brasília, Distrito Federal, de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011.

O tema escolhido para a 5ª Confesa é: “O SUS é de todos: acesso universal e integral com cidadania, uma conquista do povo brasileiro”, e será debatido amplamente com a população, com os gestores das instituições e com as representações legais de classe dos profissionais de saúde sergipanos .

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.