Saúde apoia encontro estadual de pessoas vivendo com HIV/Aids
Aracaju sedia desde esta quarta-feira, 19, até sexta-feira, 21, no Hotel D’Burguês, o III Encontro Estadual da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids em Sergipe (RNP+SE). O evento, que é uma realização da RNP+SE, conta com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual da Saúde (Funesa); da Secretaria de Estado de Direitos Humanos; da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM); além da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) e do Fórum ONGs/Aids.
O encontro conta com convidados dos Estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia. Segundo R.V.A., que é soropositiva há onze anos e é uma das representantes da RNP+SE, o objetivo do evento é reunir pessoas portadoras do vírus ou da doença para incluí-las socialmente e fortalecer sua autoestima. “Nós queremos atrair, principalmente as pessoas que vivem no interior do Estado ou que se descobriram soropositivas agora para acolhê-las e dividir com elas nossas experiências”, relatou.
A militante Greicy Paula Jones, que convive com o vírus há nove anos, diz que o encontro serve para reafirmar uma das lutas do movimento que é pelo passe livre para os portadores de HIV/Aids. “Muitos são pobres e até recebem o medicamento gratuitamente, mas, muitas vezes, deixam de ir buscar o coquetel por falta de dinheiro para o transporte”, ressaltou.
Outra reivindicação é garantir o direito ao tratamento dos efeitos colaterais para usuários de antiretrovirais, como a lipodistrofia, que é a perda e a distribuição irregular de gordura em algumas partes do corpo. Segundo M.M.S., que é soropositivo há seis anos e é militante da RNP+PE, em Recife, o único tratamento para quem desenvolve essas mudanças no corpo é a cirurgia plástica ou o preenchimento das áreas afetadas.
De acordo com o secretário de Estado de Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva, que esteve presente no evento e representou o governador Marcelo Déda, o Estado tem a obrigação de implementar políticas públicas para inserir pessoas cujos direitos não são observados. “A primeira coisa que devemos fazer é combater o preconceito, pois ele desencadeia uma série de outros problemas, principalmente para as minorias”, disse. Para Oliva, eventos organizados pela sociedade civil devem contar com o apoio do Estado, pois eles tendem a avançar na luta contra o preconceito e na garantia de direitos.
Números
Segundo o gerente do Programa de DST/Aids da SES, Almir Santana, em Sergipe são 2.620 casos notificados. Desses, 85 são crianças que adquiram o vírus ainda no útero da mãe. Existe também um aumento do número de casos em mulheres casadas, pessoas de baixa renda, na faixa entre os 20 e 49 anos e terceira idade.
“De 1996 para cá, o quadro mudou com as descobertas dos antiretrovirais, a qualidade de vida dos soropositivos melhorou”, explicou. Para Santana, o desafio agora é, além de incentivar com que as pessoas procurem diagnosticar o mais cedo possível a doença, garantir alguns direitos fundamentais.
O preconceito, conforme Santana, não é o mesmo de 30 anos atrás, quando o vírus HIV foi descoberto, mas ele ainda existe. “Vemos ainda algumas empresas querendo fazer o teste para admissão de trabalhadores e alguns profissionais de saúde que tratam os pacientes de forma discriminatória”, revelou.
Temas
Os temas que serão debatidos nos três dias do evento são: Reflexão para uma vida positiva, Violência de Gênero, Diversidade Sexual e Identidade de Gênero: Enfrentando a Intolerância e o Preconceito; Rede de Assistência as Mulheres vítimas de Violência Sexual e Doméstica; Saúde do Corpo & Aids (cuidados essenciais); adesão ao tratamento com qualidade de vida; Aids e vulnerabilidade; Infecções Cruzadas e Doenças Oportunistas (TB, hepatites virais, toxoplasmose); Redução de Danos & Aids; Saúde Mental & Aids; acesso ao benefício previdenciário; diagnóstico, superação – atividade lúdica; “Nutrição e saúde”; tratamentos alternativos; atividade física para minimizar a lipodistrofia; elaboração de agenda de compromissos da RNP+/SE.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde apoia encontro estadual de pessoas vivendo com HIV/Aids –