Saúde alerta para o perigo de queimaduras nos festejos juninos
Desde a última quarta-feira, 20, o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) colocou em operação o plano de assistência às vítimas de queimaduras, com reforço no atendimento nos Centros de Trauma, Cirúrgico e na única Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Estado. Em virtude do período de festejos juninos, cresce consideravelmente o número de pacientes vitimados por queimaduras provocadas por fogos de artifício, líquidos superaquecidos, alimentos quentes e substâncias inflamáveis.
"O ideal é que neste período os pais não dêem aos filhos fogos de artifício, principalmente os de alto teor explosivo porque, além da queimadura, eles podem causar traumas de mão e deixar seqüelas para sempre", alerta o cirurgião plástico Reginaldo Lessa, gerente médico da Unidade de Queimados do HUSE.
Números
Nesta época do ano, o número de vítimas de queimaduras somente por fogos de artifício chega a crescer mais de 200% em relação aos demais meses do ano. Um levantamento parcial do HUSE indica que, desde o início deste mês até esta sexta-feira, 22, pelo menos 88 pacientes com queimaduras diversas deram entrada na unidade hospitalar.
Deste total, oito foram de vítimas de acidentes com fogos de artifício, um de queimadura solar e outros 79 de líquidos superaquecidos, alimentos quentes e substâncias inflamáveis. "As queimaduras de maior extensão e os acidentes mais graves ocorrem com álcool e thiner, em face do uso ou manuseio inadequado desses produtos", adverte Reginaldo Lessa.
O cirurgião plástico ressalta a necessidade de precauções em relação a hábitos muito comuns entre os sergipanos nos festejos juninos, como a tradição de acender fogueiras em frente a suas casas. "Jogar álcool ou thinner na fogueira atrai a chama e provoca a explosão de todo o produto que está na garrafa", explica. De acordo com o gerente da UTQ, as maiores vítimas são as crianças, que também estão expostas aos líquidos superaquecidos ou alimentos quentes durante o preparo de comidas típicas.
Aprenda mais sobre como evitar e tratar queimaduras no site da Secretaria de Estado da Saúde.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde alerta para o perigo de queimaduras nos festejos juninos – Foto: Márcio Garcez/Saúde