Saúde alerta para atualização da caderneta de vacina
Desde o início da Campanha Nacional de Multivacinação, no dia 18 de agosto, 13.497 doses já foram ministradas nas crianças menores de cinco anos nos postos de vacinação em todo estado. Sem metas vacinais a cumprir, a campanha pretende atualizar a caderneta de vacinação de todas as crianças menores de cinco anos. Parar cumprir esse objetivo, Sergipe está administrando 10 vacinas, sendo oito previstas no calendário básico de vacinação e duas que passaram a integrar o calendário a partir dessa campanha: a pentavalente e a poliomielite inativada.
A vacina pentavalente substitui a tetravalente. Dessa forma, além de proteger contra a difteria, tétano, coqueluche e a meningite, causada pelo haemophilus influenzae tipo b, com apenas uma aplicação, a criança será imunizada também contra a Hepatite B. Já a poliomielite inativada substituirá as duas primeiras doses da gotinha, administrada quando o bebê tem dois e quatro meses. A terceira e quarta doses permanecerão em gotas.
“A vacina poliomielite inativada só será ministrada nas crianças que forem iniciar o calendário básico de vacinação. Aquelas que já iniciaram com as gotinhas, concluirão com as gotinhas”, explicou a gerente do Programa Estadual de Imunização da SES, Sândala Teles.
Além das duas novas vacinas, Sergipe está disponibilizando as vacinas contra BCG, pólio, hepatite B, tetravalente, tríplice viral, rotavírus, meningocócica C e pneumocócica. A campanha segue até sexta-feira, 24.
Para que as crianças tenham suas vacinas atualizadas, é preciso que os responsáveis compareçam a um dos 350 postos de vacinação, portando a caderneta de vacinação da criança para que ela seja avaliada e atualizada conforme a necessidade de cada um.
“Contamos com a população para contribuir com a imunização das crianças sergipanas e, com isso, eliminar as doenças imunopreveníveis do estado. Agende esse compromisso com a saúde das nossas crianças”, orientou o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde alerta para atualização da caderneta de vacina – A gerente do Programa Estadual de Imunização da SES
- Sândala Teles / Fotos: Ascom/SES