São Miguel do Aleixo realiza a 38ª Consocial em Sergipe
Com um total de 3.447 habitantes, o município de São Miguel do Aleixo promoveu nesta segunda-feira, 13, a 38ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) em Sergipe. Membros do poder público, de conselhos, donas de casa, comerciantes, trabalhadores rurais, instituições da sociedade civil, dentre outros, debateram e propuseram medidas de combate à corrupção e outros temas, na pequena cidade banhada pelo Rio Salgado.
Uma equipe do Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), ofereceu relevantes informações para os aleixenses acerca da Conferência e sua metodologia, colaborando para os trabalhos de elaboração e priorização de propostas e eleição de delegados que serão encaminhados à Consocial Estadual, marcada para os dias 27 e 28 de março, em Aracaju.
Além de subsidiarem a criação de um Plano Nacional de Transparência e Controle Social, os debates e as propostas, resultantes de todo o processo conferencial, também contribuirão para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. A etapa nacional da Consocial acontece de 18 a 20 de maio, em Brasília.
A prefeita da cidade, Maria Oliveira Lima Cruz, conhecida como Selma, diz que muitas vezes o cidadão acredita que o gestor público é o único responsável pela condução da máquina pública. “Na Consocial, a população tem a oportunidade de entender que ela é um agente fundamental para atuar junto ao gestor na vida pública de sua realidade. Aqui no município estamos sempre em reunião com líderes e presidentes de associações, por exemplo, mostrando como estamos dando prosseguimento à Administração Pública”, afirma.
Segundo a prefeita, cada proposta sugerida ao longo da Conferência terá a devida atenção por parte do poder público no aperfeiçoamento das políticas públicas do município. “São Miguel do Aleixo é uma cidade pequena e, portanto, os recursos também são poucos. De qualquer forma, estaremos atentos aos anseios do povo aleixense, e daremos o retorno na medida das possibilidades que o município pode oferecer”, garante a prefeita Selma.
“Tanto São Miguel do Aleixo, quanto os outros municípios que já realizaram a Consocial têm emitido boas propostas que irão contribuir bastante na relação da sociedade com o gestor público. O primordial da Consocial é isso: aproximar o cidadão da administração. Isso vai dar um passo de qualidade para a gestão e melhorar o processo democrático brasileiro que, no Brasil, ainda é frágil”, avalia Eujácio José, secretário-chefe da CGE e membro da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Consocial.
Debates
Com grande participação social, a Consocial de São Miguel do Aleixo contou com a presença dos mais amplos setores da população local para a discussão de abordagens como a promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos e a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle.
O secretário de controle interno do município, Adelson Souza de Jesus, explica que desde o momento em que surgiu a proposta de realizar a Conferência em São Miguel do Aleixo, uma das principais preocupações da Comissão Organizadora Municipal (Comu) foi mobilizar a população para participar ativamente da Conferência.
“Para isso, colocamos carros de som nas ruas, distribuímos faixas e cartazes pela cidade, movimentando toda a população. Para a sociedade, a transparência e o controle social são temas novos, mas acredito que o povo de Aleixo absorveu bem a proposta da Consocial e representará muito bem nosso município na etapa estadual”, aposta Adelson.
O vigilante Deginaldo dos Santos, 59 anos, morador do povoado Várzea do Exu, participou pela primeira vez de uma conferência e disse que não imaginava que poderia atuar com tanta força nos destinos de sua comunidade. “Nosso povoado precisa de muita coisa e acho que depois dessas conferências, as coisas irão melhorar. No começo fiquei na dúvida se vinha porque achei que seria complicado entender todas essas informações, mas tudo aqui foi bem simples e explicado”, declara.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- São Miguel do Aleixo realiza a 38ª Consocial em Sergipe – Fotos: Ascom/CGE