São João: acende a fogueira do meu coração
Reza a tradição que Isabel, mãe de João, acendeu uma fogueira no deserto para anunciar o nascimento de Jesus, filho de sua prima Maria e, dessa forma, através da fumaça todos ficariam sabendo da notícia de seu nascimento. Por isso, até hoje as fogueiras são usadas para homenagear São João, bem como os mastros, os fogos de artifícios, as capelinhas, dentre outros símbolos.
Ainda segundo a tradição, as fogueiras dedicadas ao santo têm forma de uma pirâmide com a base arredondada. O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24 e no seu topo deve ser colocada uma bandeira, mas só pode ser feito por uma criança que lembre as feições físicas do santo.
Na capital sergipana não poderia ser diferente, e a noite de São João é comemorada em grande estilo, através da iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), realizadora do Forró Caju. O objetivo da festa é prestigiar os santos dessa época, bem como ser um evento em que a população pudesse se divertir e dançar forró de qualidade.
E, como diz a canção do cantor Dominguinhos: “A fogueira tá queimando em homenagem a São João… o forró já começou…”. Um feliz São João a todos!!![/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- São João: acende a fogueira do meu coração –