[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) prestou 83 atendimentos no Posto Médico Avançado no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, desde o dia 1º de junho, quando iniciaram os festejos juninos na capital, até esta quinta-feira, 12. De acordo com estatísticas do serviço, 91% dos casos foram solucionados no próprio posto, sem necessidade de remoções para hospitais.

"Dos 83 atendimentos, apenas nove casos precisaram de remoção para o Hospital da Zona Sul e Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho. Mesmo assim, não foram intercorrências graves, todos os pacientes estavam estabilizados", afirmou Conceição Mendonça, coordenadora de enfermagem do Samu 192 Sergipe.

Segundo ela, 70 atendimentos foram por causas clínicas como abuso de álcool, gripes e cefaléias, e apenas 13 foram por causas traumáticas como quedas, entorse e espancamento (traumatismos causados por brigas). "Até agora a festa está transcorrendo calma, as pessoas estão se excedendo no consumo de bebidas alcoólicas, 95% do total de atendimentos foram causados por abuso de álcool, principalmente em mulheres", completou a coordenadora.

Além do posto médico avançado, a estrutura do Samu Sergipe na orla mantém à disposição da população uma Viatura de Intervenção Rápida (VIR), uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que funciona como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e está equipada com respirador artificial, aspirador, monitor cardiológico e desfibrilador, entre outros aparelhos.

"São 25 profissionais do Samu Sergipe por noite, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem, condutores e mais 10 profissionais de sobreaviso para quaisquer intercorrências", informou Conceição.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.