[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) registrou uma queda de 80,8% no número de trotes nos últimos dois meses. Em abril, o Serviço recebeu 45.443 chamadas, das quais 27.876 eram trotes, o equivalente a 61% das ligações. Das 43.556 chamadas de maio, 5.330 foram trotes, ou seja, 12% do total.

Segundo Conceição Mendonça, coordenadora de enfermagem do Samu 192 Sergipe, esta baixa no número de trotes se deve ao trabalho de conscientização que vem sendo feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). "Nós ligamos para todas as prefeituras falando deste problema para que eles monitorassem as ligações. O trabalho da imprensa também foi fundamental", afirmou.

Para o coordenador geral do Samu 192 Sergipe, Márcio Barretto, o trote atrapalha bastante o trabalho. "Deixamos de socorrer as pessoas que realmente precisam para atender quem não necessita de um trabalho de urgência. Apesar da queda, precisamos que todos continuem colaborando para diminuir ainda mais os trotes para que possamos prestar um serviço ainda melhor", explicou.

A cada mês, o Samu 192 Sergipe faz uma planilha de estatística de atendimentos que inclui o número total de chamadas, de saídas de ambulâncias e tipos de especialidades atendidas. Os relatórios apontavam justamente os trotes como o maior problema para o desempenho do serviço.

O número de atendimentos realizados pelo Samu de janeiro a maio foi de 14.445. O Serviço participou de 79 eventos proporcionando suporte médico-hospitalar. Em junho, a equipe montou postos médicos avançados nas principais cidades sergipanas que comemoram os festejos juninos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.