Samu registra carnaval de tranqüilidade em Sergipe
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) registrou 285 atendimentos em todo o Estado durante o Carnaval 2008. Deste total, 153 pacientes precisaram ser removidos para o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), os hospitais regionais e de pequeno porte. Os números refletem a tranqüilidade e segurança com que os foliões puderam se divertir durante as festas no Estado.
"Durante o período carnavalesco, tivemos 14 mortes ocasionadas por diversas razões, que vão desde agressões a causas clínicas e acidentes. Por isso, podemos afirmar com segurança que o Carnaval em Sergipe foi muito tranqüilo, especialmente se considerarmos as centenas de milhares de pessoas que participaram de festas em todos os cantos", afirmou Conceição Mendonça, coordenadora de Enfermagem do Samu 192 Sergipe.
Segundo ela, ocorreram ainda dois acidentes de maiores proporções: um envolvendo 12 pessoas na rodovia estadual de acesso a Capela, e outro com cinco vítimas na BR-101, nas proximidades do município de Estância.
Do dia 1 ao dia 5 de fevereiro, o Samu prestou toda assistência aos foliões no atendimento às urgências clínicas, traumáticas, obstétricas e psiquiátricas nos municípios sergipanos que tiveram programação carnavalesca. O trabalho atingiu todo o Estado, mas foi concentrado em Pirambu, Itaporanga D’Ajuda (praia da Caueira), Canindé do São Francisco, Indiaroba, São Cristóvão, Neópolis, Barra dos Coqueiros, Capela, Itabaianinha, Porto da Folha e Estância (praias do Saco e Abaís).
A operação envolveu diariamente 17 viaturas do Samu 192 Sergipe, das quais quatro Unidades de Suporte Avançado (USA), conhecidas como UTI’s Móveis, 11 Unidades de Suporte Básico e duas Viaturas de Intervenção Rápida (VIR), os chamados trens de socorro. Um posto médico avançado com seis leitos e sala de estabilização, e outras duas salas de estabilização foram montados nas cidades de Pirambu, Itaporanga D’Ajuda (praia da Caueira) e Canindé de São Francisco, respectivamente.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contou com muitos parceiros para a realização da cobertura de urgência e emergência oferecida pelo Samu 192 Sergipe, dentre os quais estão as prefeituras e secretarias municipais de Saúde dos municípios envolvidos, inclusive a de Aracaju, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Samu registra carnaval de tranqüilidade em Sergipe – Foto: Márcio Garcez/Saúde