[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência – da Prefeitura de Aracaju, realizou 9.138 atendimentos em cinco meses de funcionamento, desde que foi implantado dia 8 de julho.
Só no mês de novembro foram feitos 2.094 atendimentos, uma média de 70 por dia. Do total do mês, 25% foram pacientes traumáticos, 67% clínicos, 7% obstétricos. A VSA – Viatura de Suporte Avançado ou (UTI móvel) -, se deslocou 408 vezes, o equivalente a 22%, enquanto que a VT – Viatura de Transporte Simples, saiu para atendimento 1.412 vezes, o correspondente a 78%.
Ainda no mês de novembro, dos mais de dois mil atendimentos, 41% das vítimas foram levadas ao Hospital João Alves Filho, 17% foram encaminhados ao Hospital Cirurgia, 6% foram para a Maternidade Santa Isabel, 3% para a Maternidade Hildete Falcão, 7% dos pacientes foram removidos para a Clínica dos Acidentados e os casos mais simples, equivalentes a 26% foram para os postos de saúde.
O mês de maior atendimento foi outubro, com 2.687. De julho até novembro a VSA saiu 2.144 vezes e a VT 6.484. Nestes cinco meses o transporte de serviço social realizou 4.446 remoções. Esse serviço encaminha pacientes que precisam de hemodiálise, fisioterapia e outros serviços nas unidades de saúde da capital.

TROTES

Os trotes ainda tem sido um grande problema para a equipe do SAMU. De 5.275 chamadas no mês de novembro, 2.941 foram trotes, mais da metade. “A população precisa se conscientizar do trabalho desenvolvido pelo SAMU, pois enquanto um funcionário atende a um trote, uma pessoa pode estar morrendo precisando do atendimento médico de urgência”, alertou o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho. O SAMU funciona 24 horas e pode ser acionado por qualquer pessoa, através do telefone 192.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.