[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência – já é um dos serviços mais solicitados pelos usuários da saúde. É o que demonstra o relatório de atendimento do período de 8 de julho a 11 agosto, quando 1257 usuários procuraram esse serviço municipal. As principais chamadas foram para pessoas que se envolveram com acidentes automobilísticos ou necessitaram de um atendimento de urgência ou emergência médica.
Na primeira semana de atividade o SAMU atendeu 190 chamadas demonstrando o quanto Aracaju era carente de um serviço desse tipo. “Fazemos os consolidados (relatórios) dos atendimentos por semana e cada vez mais os números vem aumentando”, afirmou a assistente social, Amália Salmeron.
No que se refere aos atendimentos sociais, o SAMU atendeu cerca de 569 chamadas de pacientes necessitando de fisioterapia, hemodiálise, quimioterapia e no transporte de usuários com alta hospitalar e com problemas mentais.
Em média, são 42 chamadas por dia, porém o coordenador do SAMU, Márcio Barreto, chama a atenção daquelas pessoas que estão utilizando o número 192 para passar trote. “É importante que as pessoas se conscientizem dos nossos trabalhos. A população só tem a ganhar. Dessa forma, com os trotes, estão atrapalhando nossos serviços”, disse.

Funcionamento do SAMU

O SAMU coloca à disposição da população 94 funcionários e quatro linhas telefônicas que poderão ser acionadas 24 horas por dia, sendo que, por plantão, trabalham equipes com três médicos, dois enfermeiros e quatro auxiliares de enfermagem especializados no atendimento de urgência, alem da parte administrativa e de apoio.
Ao ligar, o usuário é atendido por um auxiliar técnico de regulação médica que preencherá a ficha e identificará o tipo de atendimento, o local, o endereço e um ponto de referência. Logo após, um médico de plantão atende a ligação buscando maiores informações e levando até o usuário um socorro imediato. Este identifica qual o tipo de viatura que deverá se deslocar até o local do chamado. O tempo de resposta é de dois a seis minutos. Nos casos de emergência o transporte do paciente está sendo feito entre oito a 15 minutos, o que, segundo Márcio Barreto, é um excelente tempo.
O serviço médico conta com nova frota de veículos, sendo quatro UTI’s móveis, duas de suporte básico e duas avançado, seis ambulâncias de remoção simples e dois carros tipo Kombi para o transporte assistencial.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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