Samu garante assistência na passagem da Tocha do Pan
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai participar, em Canindé do São Francisco, da solenidade de revezamento da Tocha dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. A partir das 7h do próximo domingo, 10, a equipe estará preparada e instalada em dois postos de estabilização para atender o grande número de pessoas que vai participar do evento.
"A estimativa da prefeitura de Canindé é de que haja um público de 25 a 30 mil pessoas. Por isso, nós do Samu 192 Sergipe estaremos presentes para prestar assistência médica", informou Márcio Barretto, coordenador geral do Serviço.
Estrutura
Segundo Márcio, além dos dois postos avançados, o Samu vai disponibilizar uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que funciona como UTI Móvel, e uma Unidade de Suporte Básico (USB). Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), estará à disposição para remover pacientes até Aracaju, caso seja necessário.
"Este helicóptero foi todo estruturado com equipamentos de atendimento médico, próprio para resgate, viabilizando o transporte até a capital", acrescentou Barretto. Uma lancha da Marinha do Brasil também dará assistência à população que vai participar do evento.
O percurso da tocha
A tocha vai ser levada num percurso de 400 metros por vários esportistas e personalidades sergipanas, entre eles o representante da Secretaria de Estado da Saúde, o médico Almir Santana, técnico responsável pelo Programa Estadual de DST/AIDS.
Depois de Canindé, a tocha vai para Aracaju. As duas cidades sergipanas fazem parte das 51 localidades do país que participam do revezamento da tocha pan-americana, maior símbolo dos jogos olímpicos das Américas. Ela chegará ao Rio de Janeiro no dia 13 de julho, na abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Maracanã.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Samu garante assistência na passagem da Tocha do Pan – Foto: Márcio Garcez/Saúde