Samu 192 Sergipe recebe visita de estudantes de enfermagem
Acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS) visitaram, na manhã desta quarta-feira, 6, a central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). O objetivo da visita foi apresentar aos estudantes todo o fluxo operacional que caracteriza o serviço pré-hospitalar oferecido desde a regulação médica até o funcionamento das ambulâncias.
Motivada pelos conteúdos expostos pelo gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu 192 Sergipe, Ronei Melo, a estudante Laís Costa Souza não tem dúvidas quanto à área de atuação escolhida após a formatura.
“O serviço pré-hospitalar móvel me fascina e me impulsiona a querer alcançar metas, sendo a principal delas fazer parte da equipe do Samu 192 Sergipe ainda enquanto estagiária. Nesse primeiro contato, todas as minhas expectativas foram superadas e reafirmaram as minhas principais afinidades com a área da enfermagem”, ressaltou Laís.
De acordo com Ronei Melo, o momento é oportuno para expor as particularidades do Samu 192 Sergipe, uma vez que as grades curriculares ainda não os oferecem disciplinas destinadas a este tipo de serviço. “Orientando e embasando os alunos, estamos evidenciando a relevância do nosso trabalho para os sergipanos em prol da qualidade da saúde e preparando antecipadamente os futuros profissionais que poderão parte da nossa equipe”, assegurou.
Para Maria de Fátima Ribeiro, 26, toda a dinâmica do Samu serve de referência para os estudantes que estarão interessados em exercer a profissão através de um serviço de urgência dessa natureza. “O profissional que adquire a experiência de trabalho proporcionada no Samu, certamente, terá condições de enfrentar situações adversas para salvamento de vidas. O trabalho exige dinamismo, perspicácia, conhecimento e produz maturidade. Características que nós, estudantes, almejamos obter por completo”, compartilhou a acadêmica.
Os estudantes ainda estiveram a par da dinâmica dos profissionais que atuam na central de regulação do Samu 192 Sergipe, no que diz respeito ao atendimento de chamadas e ao registro de ocorrências.
“Temos uma central de informática que regula as demandas de urgência e emergência. Aqui, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecê-la e de reconhecer a importância desse segmento do serviço, que aponta diretamente para a qualidade dos procedimentos seguintes. Temos em cada turno uma equipe formada por seis médicos, três radio-operadores e sete técnicos auxiliares de regulação médica”, destacou o auxiliar administrativo do Samu, Fernando Antônio Ribeiro Neves.
Educação
A visita à base do Samu 192 Sergipe representa uma das atividades da disciplina ‘Enfermagem e Pronto Socorro e Emergência’, ministrada pela doutora na área do trauma Edilene Curvelo Hora, que também é coordenadora da Liga Acadêmica do Trauma/UFS.
“O objetivo é tornar conhecidas a estrutura física e funcional do Samu, o que inclui os materiais e equipamentos utilizados, as viaturas e os procedimentos realizados pela equipe de saúde durante os atendimentos. A proposta é bem aceita pelos profissionais do serviço de atendimento há cerca de seis anos, tendo a participação e aprovação coletiva dos acadêmicos em todas as edições”, esclareceu a Edilene Curvelo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Samu 192 Sergipe recebe visita de estudantes de enfermagem – Fotos: Bruno César/FHS