Samu 192 Sergipe promove Oficina para Condutores
O Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) promoveu na quarta-feira, 25, e nesta quinta-feira, 26, a primeira etapa da Oficina para Condutores das Unidades de Suporte Avançado e Básico (USA e USB). O objetivo é capacitar os condutores para oferecer um melhor atendimento à população. O curso foi dividido em duas partes, teórica e prática.
Na quarta-feira, a parte teórica foi ministrada durante todo o dia no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe João Alves Filho (HUSE). A prática ocorreu nesta quinta-feira, no Parque Augusto Franco. O Samu 192 Sergipe tem 44 condutores e a oficina foi dividida em duas etapas, com 22 participantes em cada. A segunda etapa será realizada no fim do mês de maio.
"Essas oficinas servem para treinar os condutores e diferenciar o perfil do condutor para o do simples motorista. Motorista é qualquer pessoa que possua uma carteira de habilitação e condutor do Samu é aquele que conduz vidas, tanto da equipe, quanto do paciente. Então, é necessário que seja uma pessoa capacitada para fazer este serviço", disse o gerente de Transportes do Samu 192 Sergipe, Gibson Rodrigues.
O coordenador médico do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Fábio Alves, orienta o curso, ministrado por cinco condutores que são instrutores do Departamento de Trânsito (Detran). Eles estão passando conhecimentos de primeiros socorros, legislação de trânsito e direção defensiva, entre outros. "É uma reciclagem. É preciso que os condutores do Samu 192 Sergipe sejam socorristas e tenham curso de BLF (Basic Life Support)", disse Alves.
O Samu 192 Sergipe tem a preocupação de estar sempre reciclando os seus profissionais para atender cada vez melhor a população. No próximo sábado, 28, será ministrada a Oficina de Regulação Médica para os médicos do serviço, coordenado por Clóvis França, coordenador médico do Samu 192 Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Samu 192 Sergipe promove Oficina para Condutores – Foto: Márcio Garcez/saúde