Samu 192 Sergipe aumenta número de atendimentos em março
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) realizou no último mês de março 3.409 atendimentos, 628 a mais que no mês de fevereiro, quando atendeu a 2.781 chamadas. Segundo o coordenador do Samu 192 Sergipe, Márcio Barretto, o aumento foi causado pelas melhorias já implementadas na estrutura da regulação médica.
“Antes, um só médico atendia várias unidades. Agora, estamos ampliando o atendimento nas bases centralizadas, com mais médicos atendendo às chamadas. Está havendo uma regulação maior”, explicou.
Em março, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória obteve o maior número de pacientes removidos pelo Samu, ultrapassando o Hospital Geral João Alves Filho (HGJAF). A mudança é resultado do início da descentralização de atendimento e dos investimentos feitos na formação de uma equipe preparada para atender com mais resolutividade em Glória.
“O objetivo é que 80% dos casos atendidos pelo Samu sejam resolvidos no interior do Estado e apenas 20% deles precisem ser encaminhados ao Hospital Geral”, afirmou Márcio Barretto.
O número de remoções realizadas com as Unidades de Suporte Básico (USB), que atendem a problemas de menor complexidade, chegou a 3.151 (92,5% do total). Já o número de chamadas de casos mais complexos demandou 258 remoções com as Unidades de Suporte Avançado (USA), o equivalente a 7,5% dos atendimentos.
Quando chamar o Samu
– Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios- Em casos de Intoxicação exógena- Em caso de queimaduras graves- Na ocorrência de maus tratos- Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto- Em casos de tentativas de suicídio- Em crises hipertensivas- Quando houver acidentes/trauma com vítimas- Em casos de afogamentos- Em casos de choque elétrico
Fonte: www.saude.gov.br
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]