[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante os últimos quatro anos de atuação, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) registrou um saldo de quase 200 mil atendimentos no município. Quando foi implantado, em 2002, o serviço fazia uma média de 2.700 atendimentos por mês. Hoje, com o serviço totalmente estruturado, as equipes já registram quase o dobro de atendimentos, o que, segundo o coordenador do Samu, Márcio Barretto, demonstra a credibilidade que o serviço vem assumindo entre a população aracajuana.

Atualmente o serviço registra uma média mensal de 5 mil atendimentos. São em sua grande maioria casos de natureza clínica e traumática. Desse total, apenas 5% dos casos são encaminhados ao Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF), sendo as unidades de urgência e emergência geridas pela Prefeitura de Aracaju as grandes acolhedoras da maioria dos casos.

“Até março, antes da inauguração dos dois Pronto-Socorros, nós atendíamos em média em nossas unidades de urgência pouco mais de 14 mil pacientes por mês. Em abril, com o funcionamento dos hospitais, nós aumentamos em 8 mil o número de atendimentos”, informa o coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Dominguez. De acordo com o coordenador, hoje ambos os hospitais municipais Nestor Piva e Des. Fernando Franco são responsáveis por acolher aproximadamente 50% dos casos removidos pelo Samu. Leandro explica ainda que a inauguração dos dois Pronto Socorros pela prefeitura de Aracaju, no final do mês de março, representou um grande avanço para o problema da superlotação que o HGJAF enfrenta.

Serviço Social

Além do socorro imediato pré-hospitalar, os atendimentos do serviço social do Samu também foram aumentando consideravelmente durante esses quatro anos e em 2005 o serviço já registrava 20.763 atendimentos, frente os 11.716 em 2003.

Esse serviço compreende o deslocamento de usuários para realização de exames e procedimentos desde os mais simples aos mais complexos como quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia que são os mais freqüentes. Para ter acesso ao serviço social o agendamento dos usuários é feito com antecedência de três dias. As próprias unidades de saúde do município, através dos assistentes sociais e enfermeiros, entram em contato com a assistente social do Samu e assim é disponibilizado o serviço. Além desses casos, há aqueles que já estão cadastrados pela necessidade de disponibilizarem do serviço com freqüência. Atualmente o serviço disponibiliza uma frota de seis veículos só para assistência social, sendo três do tipo Kombi e mais três ambulâncias.

Grandes eventos

O Samu 192 – Aracaju também participa dos maiores eventos da capital prestando suporte médico, como no Reveillon, Pré-caju, Carnaju e Forró Caju, entre outros. Durante esses quatro anos foram ao todo 3.343 atendimentos em eventos de grande porte na cidade, garantindo a tranqüilidade da população através de uma estrutura com alto poder de resolução.

Veja mais…

Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 – Aracaju é modelo para o país[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.