Samu 192 – Aracaju realiza simulado na Praia 13 de Julho
Mesmo com chuva, as pessoas que transitavam pelo calçadão da 13 de Julho pararam para assistir ao evento. De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, o médico Fábio Alves, esse já é o quarto simulado realizado pelo Samu neste ano e pela primeira vez a Praia 13 de Julho é o local escolhido.
Durante o simulado as equipes puderam por em prática o que aprenderam nas aulas teóricas do NEP. Cerca de 45 profissionais do Samu, entre coordenadores, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, estagiários e condutores participaram do evento.
Conforme explica o coordenador, as equipes foram avaliadas em vários pontos importantes, como o tempo gasto para o socorro imediato às vítimas, o tempo gasto no atendimento no local, como também o tempo de resposta que as unidades móveis gastaram para chegar até o local do acidente, que de acordo com Fábio Alves levou apenas 12 minutos.
“A equipe teve um aproveitamento de 100%. Foi muito bonito ver a equipe trabalhar de forma tão coordenada e sincronizada, de forma que todas as vítimas tiveram seu destino exatamente como traçado antes do simulado. Estamos evoluindo!”, avalia Fábio Alves.
Acidente
O evento simulou o atropelamento de um homem que atravessava a avenida Beira-mar, despercebido e fora da faixa de pedestres. Um ônibus que trafegava no local, com 17 passageiros, além do motorista e do cobrador, freou bruscamente, tentando evitar o atropelamento, mas o pedestre acabou sendo apanhado e sofrendo lesões graves. Além do homem, as 19 pessoas que vinham no ônibus também sofreram lesões. O Samu foi acionado por populares que transitavam pelo calçadão da 13 de Julho no horário do acidente. Três Unidades Móveis, sendo duas de suporte avançado, foram acionadas e levaram 12 minutos para chegar até o local.
Veja mais…
Samu 192 – Aracaju registra 200 mil atendimentos em quatro anos de atuação[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Samu 192 Aracaju realiza simulado na Praia 13 de Julho – Fotos: Ascom/SMS