[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192- Aracaju) continua se destacando como um dos melhores serviços de saúde do Brasil. Desta vez quem merece o reconhecimento é o Núcleo de Educação Permanente do Samu (NEP), que teve todos os seus trabalhos aprovados para serem apresentados no VIII Congresso Brasileiro de Ligas de Trauma (COLT), que acontece de 23 a 26 de agosto, na cidade de Fortaleza (CE).

Serão apresentados ao todo sete trabalhos científicos no Congresso. Todos eles tomando como tema o Samu 192 Aracaju, e como objeto de pesquisa as estatísticas do serviço, traçando um perfil dos seus vários segmentos. Os trabalhos foram desenvolvidos por estagiários de medicina e enfermagem do Samu e orientados pelo coordenador do NEP, o médico Fábio Alves.

“A importância da realização e apresentação desses trabalhos num congresso desse porte, onde a doença Trauma será discutida, é que poderemos mostrar para os profissionais e estudantes de todo o Brasil o perfil do atendimento do Samu 192- Aracaju, no dia-a-dia do seu funcionamento, bem como nos eventos em que participa. Através dos números do Samu, conseguimos caracterizar a população atendida por este serviço”, avalia Fábio Alves. Fábio lembra que essa é a segunda vez que o Samu participa do COLT apresentando trabalhos científicos, e destaca ainda a importância da informatização do serviço. Hoje o Samu aracajuano trabalha com uma das melhores Centrais de Regulação do país.

Núcleo de Educação Permanente

A preocupação de como seria a capacitação e a atualização dos profissionais que atuariam no primeiro serviço estruturado de urgência e emergência do município, levou o Samu 192 – Aracaju a compor o primeiro Núcleo de Educação Permanente (NEP) da rede em todo Brasil. A experiência aracajuana foi apresentada no I Congresso da Rede Nacional Samu, em março deste ano, e hoje serve de modelo e pré-requisito para implantação do serviço em qualquer município do país.

De acordo com Fábio Alves, atualmente as atividades do NEP são imprescindíveis à atuação do Samu em Aracaju. São ações que vão desde a capacitação de todos os profissionais que compõem o serviço, do médico ao condutor do veículo, passando por aulas teóricas semanais, treinamentos práticos, exercícios simulados e o núcleo de estágio, que agora já se encontra em sua oitava turma.

“Hoje em qualquer ação do Samu nós somos convidados para participar e discutir”, ressalta Fábio, lembrando que o NEP também participa de campanhas importantes, como a promovida em parceria com o Ministério Público e Secretarias Estadual e Municipal de Educação contra os altos números de trotes que o serviço vem recebendo, e de grandes eventos que acontecem na cidade, como o Forró Caju e o Pré-Caju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.