[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) continua se destacando como um dos melhores serviços de saúde do Brasil. Dessa vez, o reconhecimento está na participação do Samu de Aracaju no Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). O serviço teve aprovado todos os nove trabalhos científicos inscritos no congresso, que tem início hoje, dia oito, e prossegue até o próximo dia 11, na cidade de Salvador-BA.

Esta é a terceira vez que o Núcleo de Educação Permanente do Samu (NEP) participa do congresso da SBAIT, que é realizado a cada dois anos. O Samu teve todos os seus trabalhos aprovados, todos em forma de temas livres e desenvolvidos pelos estagiários e monitores do núcleo, em parceria com estagiários da Liga Acadêmica de Trauma de Sergipe (Liga-SE).

Todos os nove trabalhos tomam como tema o Samu 192 – Aracaju, e como objeto de pesquisa as estatísticas do serviço, traçando um perfil dos seus vários segmentos. As pesquisas foram orientadas pelo coordenador do NEP, Fábio Alves, que se diz muito satisfeito com os resultados que a equipe vem alcançando.

“Estamos muito felizes, pois todos os temas enviados, assim como em exemplos anteriores, foram aprovados pela comissão científica do congresso. Com mais essa conquista, já totalizamos 26 trabalhos apresentados em congressos da SBAIT. O motivo para tamanha alegria e euforia é a oportunidade de poder divulgar nosso dia-a-dia de atendimento pré-hospitalar, através de estudos epidemiológicos, contribuindo, dessa forma, para um melhor entendimento do que acontece com a população da nossa cidade e do nosso estado, utilizando dados e números do Samu 192 – Aracaju”, destaca o coordenador do NEP, Fábio Alves.

Núcleo de Educação Permanente

De acordo com Fábio Alves, atualmente as atividades do NEP são imprescindíveis à atuação do Samu em Aracaju. São ações que vão desde a capacitação de todos os profissionais que compõem o serviço, do médico ao condutor do veículo, passando por aulas teóricas semanais, treinamentos práticos, exercícios simulados e o núcleo de estágio, que agora já se prepara para receber a sua nona turma.

“Hoje em qualquer ação do Samu nós somos convidados para participar e discutir”, ressalta Fábio Alves, lembrando que o NEP também participa de campanhas importantes, como a promovida em parceria com o Ministério Público e Secretarias Estadual e Municipal de Educação contra os altos números de trotes que o serviço vem recebendo, e de grandes eventos que acontecem na cidade, como o Forró Caju e o Pré-Caju.

“O NEP agradece a toda à coordenação do Samu que permitiu o desenvolvimento de todos esses trabalhos, através da abordagem das estatísticas deste serviço. Assim, podemos mediante a educação e produção científica, contribuir para melhorar a qualidade, ampliar os horizontes, qualificar e melhorar a compreensão do que fazemos. Dessa forma, conseguimos tomar decisões e desenvolver ações”, enfatiza Fábio Alves.

Temas dos trabalhos:

Os trabalhos aprovados do NEP serão apresentados na seção de Atendimento Pré-hospitalar, em formas de temas livres e apresentações orais. Todos têm como tema o Samu 192 – Aracaju, dentre os temas:

– Perfil do Samu 192 – Aracaju ao idoso vítima da trauma;
– Levantamento geral do atendimento realizado pelo Samu 192 – Aracaju em 2005;
– O paciente pediátrico vítima de traumatismo atendido pelo Samu 192 – Aracaju;
– Perfil do atendimento ao idoso pelo Samu 192 – Aracaju;
– Carnaju 2006: atuação do Samu 192 – Aracaju;
– Posto médico avançado: outra interface do atendimento pré-hospitalar em Aracaju;
– Projeto Verão 2006: atuação do Samu 192 – Aracaju;
– Samu 192 – Aracaju: perfil atendimento em evento festivo;
– Samu 192 – Aracaju: presença indispensável no reveillon da Orla.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.