SALVE será implantado na região de Japaratuba em novembro
No mês de novembro, os municípios que formam a Diretoria Regional de Educação sediada em Japaratuba (DRE 4) conhecerão o Sistema de Aviso Legal por Violência, Exploração ou Maus Tratos Contra a Criança e o Adolescente (SALVE). Para implantação do projeto, serão oferecidos cursos nos dias 6 e 7 de novembro, na cidade de Capela, e nos dias 13 e 14 do mesmo mês, em Japaratuba .
O SALVE tem por objetivo notificar os casos de violência física, psicológica, sexual ou qualquer outro tipo de exploração que viole os direitos da criança e do adolescente. O programa considera que, sendo a escola uma instituição que atua diretamente com crianças e adolescentes, é necessário que os professores compreendam o funcionamento do Sistema para combater todo o tipo de violência por via legal.
Durante o evento, a SEED dará seqüência ao ciclo de capacitações destinado a professores da rede estadual de ensino, servidores, gestores escolares, representantes dos Conselhos Municipais de Direito da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares e de técnicos do Programa de Saúde da Família (PSF), entre outros.
As palestrantes serão a professora Josevanda Mendonça e as psicólogas Elenrose Pesante e Alexandra Bomfim. No encontro, serão esclarecidas questões como a forma adequada de notificar as suspeitas de violência física, psicológica e sexual ou qualquer tipo de violação aos direitos da criança e do adolescente ocorridos dentro do ambiente escolar.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]