SALVE será apresentado em Neópolis nesta terça-feira
Nesta terça-feira, 27, e na quarta-feira, 28, profissionais de educação, atores institucionais que lidam com a proteção e seguridade de direitos de crianças e adolescentes, serão capacitados para utilizar o Sistema de Aviso Legal por Violência, Exploração ou Maus Tratos contra a Criança e o Adolescente (SALVE). O encontro ocorrerá no Clube Vila Nova, em Neópolis, das 8h às 17h, e atenderá os profissionais dos municípios de Japoatã, Ilha das Flores, Pacatuba, Brejo Grande, Santana do São Francisco e Neópolis.
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) promoverá o evento em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e o Núcleo de Apoio à Infância e à Adolescência do Ministério Público Estadual (NAIA/MPE). Também devem participar representantes dos Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Agentes de Saúde, Delegados, Promotores, Assistentes Sociais, entre outros.
Na programação, estão previstas palestras, momento em que serão abordados os temas: ‘Direitos da Criança e do Adolescente aplicados à Educação’, pela professora Josevanda Mendonça Franco; ‘Os Serviços de Enfrentamento à Violência’, apresentados por representantes das Secretarias de Estado da Educação e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social e do Turismo. Haverá ainda dois workshops sobre o SALVE a serem executados pelas psicólogas Alexandra Bonfim e Ellenrose Paesante.
O SALVE foi criado pelo Ministério Público do Estado de Sergipe para estimular profissionais das áreas de saúde e educação a cumprirem determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que exige a notificação e encaminhamento aos órgãos competentes de casos ou suspeitas de maus tratos contra meninas e meninos de 0 a 17 anos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]