[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesse sábado, dia 10, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A abertura oficial será na Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardman Cortes, localizada no bairro Soledade. Até as 17 horas, os 104 postos de vacinação espalhados por vários pontos da cidade, sendo 95 fixos e 9 volantes, deverão imunizar pouco mais de 45 mil crianças em todo o município.

Todas as unidades de saúde do município estarão vacinando em pontos estratégicos da capital – escolas, creches, supermercados, shoppings, rodoviária e aeroporto. Além desses, a SMS disponibilizará unidades móveis que visitarão clínicas, hospitais, maternidades e crianças que estejam em locais de difícil acesso.

Crianças entre 0 e 4 anos de idade completos poderão ser vacinadas. Para esse ano, a Secretaria destinou 46 mil doses e cerca de 650 profissionais da saúde municipal participarão da campanha. Somente nos casos em que a criança apresente sintomas de febre alta, diarréia severa e vômito em grande intensidade, é que a vacinação não deve ser realizada.

De acordo com a gerente do Programa de Imunização da SMS, Débora Moura, os pais devem levar o cartão de vacinação das crianças, pois só através dele pode ser feito o controle das vacinas. “Para as crianças que estejam com a vacinação atrasada em relação às do calendário básico, essa é uma oportunidade para atualizar o cartão”, lembra Débora.

Ainda de acordo com a gerente, a campanha se divide em duas etapas: a primeira agora em junho e a segunda em agosto. As crianças que, por algum motivo, não conseguirem se vacinar na primeira etapa, poderão tomar a dose até o próximo dia 15, em qualquer um dos postos espalhados pela cidade. “Em 2005 tivemos uma cobertura de 95% na primeira etapa da campanha, e 97%, na segunda. Para esse ano pretendemos imunizar 45.318 crianças”, informa.

O Brasil já erradicou a Pólio desde 1989, mas ainda há quatro países no mundo que apresentam casos – Paquistão, Nigéria, Índia e Afeganistão -, e por isso o controle é importante. “As campanhas são o nosso instrumento de prevenção. É uma forma de evitar a disseminação do vírus”, comenta ela.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.