Sábado é dia de vacinação contra a Poliomielite
Todas as unidades de saúde do município estarão vacinando em pontos estratégicos da capital – escolas, creches, supermercados, shoppings, rodoviária e aeroporto. Além desses, a SMS disponibilizará unidades móveis que visitarão clínicas, hospitais, maternidades e crianças que estejam em locais de difícil acesso.
Crianças entre 0 e 4 anos de idade completos poderão ser vacinadas. Para esse ano, a Secretaria destinou 46 mil doses e cerca de 650 profissionais da saúde municipal participarão da campanha. Somente nos casos em que a criança apresente sintomas de febre alta, diarréia severa e vômito em grande intensidade, é que a vacinação não deve ser realizada.
De acordo com a gerente do Programa de Imunização da SMS, Débora Moura, os pais devem levar o cartão de vacinação das crianças, pois só através dele pode ser feito o controle das vacinas. “Para as crianças que estejam com a vacinação atrasada em relação às do calendário básico, essa é uma oportunidade para atualizar o cartão”, lembra Débora.
Ainda de acordo com a gerente, a campanha se divide em duas etapas: a primeira agora em junho e a segunda em agosto. As crianças que, por algum motivo, não conseguirem se vacinar na primeira etapa, poderão tomar a dose até o próximo dia 15, em qualquer um dos postos espalhados pela cidade. “Em 2005 tivemos uma cobertura de 95% na primeira etapa da campanha, e 97%, na segunda. Para esse ano pretendemos imunizar 45.318 crianças”, informa.
O Brasil já erradicou a Pólio desde 1989, mas ainda há quatro países no mundo que apresentam casos – Paquistão, Nigéria, Índia e Afeganistão -, e por isso o controle é importante. “As campanhas são o nosso instrumento de prevenção. É uma forma de evitar a disseminação do vírus”, comenta ela.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Sábado é dia de vacinação contra a Poliomielite – Foto: Ascom/SMS