[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Segurança Pública, através da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa (Codepe), disponibilizou na manhã desta terça-feira, dia 12, as estatísticas de roubos e furtos de veículos no primeiro quadrimestre de 2007. Comparando os dados com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 21% nos roubos e 2,89% nos furtos. A redução nos dois crimes juntos é de 11,95%.

De janeiro a abril de 2006 foram registrados 138 roubos, contra 109 este ano, queda de 29 roubos. Já o número de furtos caiu de 138 para 134 nos quatro primeiros meses do ano. O diretor do Codepe, delegado Abelardo Inácio, aponta a importância do planejamento policial, o incremento do policiamento ostensivo nas áreas de maior incidência de roubos e furtos e a prisão de uma quadrilha especializada em roubos e furtos de veículos, que agia há dois anos em Sergipe, em fevereiro deste ano, como fatores que contribuíram para a redução dessa modalidade criminosa. Nesse período, a polícia intensificou as ações em todo Estado e conseguiu recuperar 77 veículos.

Segundo o relatório do Codepe, no interior do Estado os assaltantes preferem roubar ou furtar motocicletas, exceto na cidade de Estância, onde há maior incidência nos registros de roubos de caminhões e pick-ups. A explicação da polícia é que pela cidade passa a BR-101, uma das rodovias mais movimentadas do país. 

Aracaju

De acordo com informações do comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), major Carlos Rolemberg, os locais preferidos pelos assaltantes na capital continuam sendo o Centro da cidade, os estacionamentos próximos a faculdades e a cursos pré-vestibulares e os bairros São José e Atalaia. Segundo o major, os proprietários de veículos precisam adotar medidas para coibir os furtos. "O condutor não deve estacionar seu carro em local suspeito", alertou o oficial, lembrando que é recomendável não deixar objetos de valor em pontos visíveis do veículo.

Segundo a delegada Tereza Simony, da delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, os ladrões dificilmente furtam carros que contenham dispositivos anti-furto. "Os carros populares como Gol, Uno-Mille e Celta são os mais visados pelas quadrilhas, porque são fáceis de roubar e repassar depois".

A delegada também enfatizou que existem investigações da Polícia Civil para identificar oficinas de desmanche de veículos na capital. "Acreditamos que os carros roubados em Sergipe vão para interior da Bahia e de Sergipe e para essas oficinas clandestinas em Aracaju", finalizou a delegada.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.