Roubos de veículos caem 14,91% nos cinco primeiros meses do ano
De janeiro a maio deste ano, o número de roubos de veículos caiu em todo o Estado, em comparação como o mesmo período do ano passado. A informação é da Coordenadoria de Pesquisas e Estatísticas (Codepe), da Polícia Civil, que apresentou na manhã desta terça-feira, 17, ao secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, o relatório com as estatísticas do 1º semestre de 2007. Segundo o documento, a redução de roubo de veículos chega a 14,91%. Nos cinco primeiros meses deste ano, a Codepe contabilizou 137 roubos de veículos, 24 a menos do que no passado, quando foram registrados 161. O relatório mostrou ainda que nos cinco primeiros meses de 2007 foram recuperados 92 veículos.
O comparativo mês a mês apontou fevereiro deste ano, considerado problemático por causa do Carnaval, como o período em que foram registrados menos roubos de veículos. Em janeiro de 2006 houve 32 roubos, em fevereiro foram 26, em março, 48, em abril foram 29 e em maio, 26. Já em janeiro deste ano foram 36 roubos de veículos, número que caiu para 19 em fevereiro, foi para 32 em março, 31 em abril e 28 em maio. Os números de junho deste ano estão sendo fechados pela Codepe.
Aracaju e interior
Na capital e na Grande Aracaju, os locais mais visados para a prática de roubos de carros são os bairros Jabotiana (3), Centro (3), Siqueira Campos (3), São Conrado (3) e os povoados Taiçoca de Dentro (7) e Taiçoca de Fora (3). De acordo com o comandante do Policiamento Militar da Capital, coronel Antônio dos Santos, há cerca de 15 dias o policiamento do Centro de Aracaju foi redirecionado para combater os furtos na região.
Segundo o oficial, oito pontos críticos já foram levantados, entre eles, as proximidades da agência central do Banese até o terminal de ônibus, ruas paralelas dos mercados municipais e nas proximidades do terminal hidroviário, entre outros. As investigações da Polícia Militar apontaram ainda que entre as 18h e 20h, de segunda a sexta-feira, acontecem a maior parte dos roubos. "Já intensificamos o policiamento velado, a pé e motorizado no Centro de Aracaju no intuito de coibir os furtos".
Já no interior, a líder de registros de roubos é a cidade de Itabaiana, com 21,17% dos roubos de veículos do Estado. Em 2007, a Delegacia Regional de Itabaiana registrou 18 roubos de veículos. Em segundo lugar aprece Umbaúba, com seis registros de roubos. Depois vêm Estância, Poço Redondo, Nossa Senhora do Socorro e Ribeirópolis, com cinco roubos.
Cuidados
O relatório da Codepe confirma as orientações da polícia para que os donos de motocicletas e carros populares tenham cuidados redobrados com seus veículos, pois eles são os mais fáceis de serem negociados posteriormente. No período analisado, foram roubadas 93 motocicletas, representando 67,88% dos roubos de todo o Estado, quatro veículos Gol e quatro pick-ups. Quando se trata de furtos, a preferência dos ladrões se altera, mas as motos continuam na dianteira, com 58 furtos, ou 30,52% do total. Entre os caros, aparecem o Gol (25), o Corsa (13) e o Uno (3).
Os dias prediletos para roubar veículos são quinta-feira (25), terça-feira (22) e sábado e domingo (21). A partir das 18h, os roubos são mais freqüentes. Em 68 assaltos, os bandidos utilizaram armas de fogo para cometer os roubos. Na maioria dos casos, a vítima não soube informar o meio utilizado. Conforme a Codepe, as constantes as operações da polícia para coibir e apreender armas de fogo são plenamente justificadas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Roubos de veículos caem 14
- 91% nos cinco primeiros meses do ano – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP