Rock Sertão começa nesta sexta-feira em Nossa Senhora da Glória
Está tudo pronto para a edição 2008 do Rock Sertão. Com o apoio do Governo do Estado, o festival que agita o cenário cultural e musical do interior sergipano vai começar às 17h desta sexta-feira, 23, na Praça Antônio Alves Oliveira, em Nossa Senhora da Glória. Entre as atrações estão bandas do interior, da capital e o cantor e compositor Zeca Baleiro. O festival termina neste sábado, 24, também a partir das 17h. A entrada é gratuita.
Para o organizador do evento e integrante da banda Fator RH, Kléberson Silva Souza, o Rock Sertão, em formato expandido e com maior divulgação, deve ser um sucesso. "Quando começamos a organizar o Rock Sertão, uma coisa que nos surpreendeu foi o grande número de expectadores, tanto de municípios circunvizinhos quanto de outros estados. Com esse apoio que estamos recebendo do Governo do Estado, acho que esse ano o evento promete muito".
Número de expectadores não será a única melhora no festival em Nossa Senhora da Glória. Pela primeira vez, o Rock Sertão oferecerá estrutura para os grupos participantes, como transporte, hospedagem e alimentação. "Já viabilizamos muitas coisas aqui graças ao apoio do Governo. É fantástico quando você tem uma idéia que é abraçada", destaca Kléberson.
De acordo com a secretária de Estado da Comunicação Social, Eloísa Galdino, a intenção do Governo ao apoiar o projeto é promover a interiorização da cultura e valorizar os artistas locais.
"Apoiar o Rock Sertão é empreender mais um esforço para marcar a presença do Governo de Sergipe no interior do Estado. É um evento que promove um encontro da juventude de todos os cantos do nosso Sergipe, celebrando a música e a cultura. Quando recebemos o projeto, logo percebemos sua força aglutinadora, sobretudo por envolver várias bandas sergipanas e a possibilidade do intercâmbio. Redimensionamos o evento com um patrocínio que garantirá uma melhor estrutura de palco, luz e som, além do investimento na contratação do show de Zeca Baleiro", afirma Eloísa Galdino.
A Secretaria de Estado da Comunicação Social também está ajudando na divulgação do evento.
Integração e cultura
Organizado desde 2001, o Rock Sertão sempre funcionou como evento aglutinador do cenário cultural do interior sergipano. Segundo Kléberson Silva, a realização do festival encorajou inclusive o surgimento e manutenção de outras iniciativas paralelas. "Posso citar festivais organizados em Propriá, em Canindé, em Poço Redondo e até no município de Delmiro Gouveia, em Alagoas".
A importância do evento para o fortalecimento de outras vertentes de produção cultural é ressaltada pelas maiores contempladas do projeto: as bandas do interior. Aldemir Tacer, vocalista e guitarrista da Unicampestre, de Lagarto, reforça que o Rock Sertão deveria ser tomado como modelo. "Essa iniciativa é muito importante para os grupos locais e não tem nada parecido com isso no Estado. Em Lagarto mesmo, que é um dos maiores municípios do interior, não tem. É uma grande lição para quem quer fazer cultura". A Unicampestre, projeto nascido há quatro anos a partir do grupo Lacertae, também de Lagarto, subirá no palco na sexta feira, 23.
Segundo o vocalista da Maria Scombona, Henrique Teles, o Rock Sertão tem um potencial muito grande de fomentar a cultura local. "Os grupos investem em trabalhos autorais. O festival tem um caráter de revelação das bandas, de mostrar o trabalho que é feito em várias regiões do interior", diz ele.
Esta vai ser a terceira participação da Maria Scombona no Rock Sertão. A banda, que vai apresentar músicas do CD ‘Mais um de nós’ e novos trabalhos, iniciou o projeto ‘Mundo Rock Interior’ depois da primeira participação no Rock Sertão. "Vem o Zeca Baleiro, o que dá uma dimensão maior. O festival oferece a oportunidade de troca de informação entre as bandas e com o público. Vai ser uma noite bacana", aposta Henrique Teles.
As bandas da capital convidadas também vêem no Rock Sertão um intenso compromisso com a disseminação cultural. Patrick Torquato, da Naurêa, diz que o evento ajuda a afastar a idéia de que o interior se limita às manifestações de cultura regional. "Além disso, vamos tocar para um público sem opinião formada sobre as atrações, para um público que está muito a fim de conhecer as bandas", disse. A apresentação da Naurêa no Rock Sertão, também na sexta-feira, 23, será composta tanto por canções inéditas quanto peças do primeiro DVD da banda, ‘Sambaião ao Vivo’.
Já Dejair Benjamim, vocalista da banda de heavy metal Tchandala, acha que a iniciativa deveria se expandir a outros municípios. "Seria interessante que o Rock Sertão percorresse também outras cidades do interior. É um evento maior do que muitos eventos da capital". A terceira participação da Tchandala no festival será baseada na demo "Mirror of Decade", lançada ano passado. "Será a nossa oportunidade de divulgar o trabalho no interior", destacou.
Acompanhe a programação completa do Rock Sertão.
Dia 23 de maio – sexta-feira
– Rotten Horror
– The Baggios (São Cristóvão)
– The End (Poço Redondo)
– Justiça Cega
– Naurêa
– Alapada
– Tchandala
– Unicampestre (Lagarto)
– Anjos Inocentes (Propriá)
Dia 24 de maio – sábado
– Dark Visions (Tobias Barreto)
– Bago de Bruxa (Estância)
– Snooze
– Fator RH (Nossa Senhora da Glória)
– Zeca Baleiro
– Maria Scombona
– Scarlet Peace
– Forte Paradoxo
- Rock Sertão começa nesta sextafeira em Nossa Senhora da Glória – Zeca Baleiro se apresenta no sábado / Foto: Mara Fernandes