[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Ministério Público Estadual (MPE) realizaram na manhã desta sexta-feira, 8, a 48ª edição do Censo Educacional. Ao todo, 5.562 famílias, distribuídas em 38 setores, sendo 16 da zona rural e 14 da zona urbana, foram visitadas pelos recenseadores, que realizaram uma pesquisa para identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola, além de analfabetas, pessoas com necessidades especiais e pessoas que não têm certidão de nascimento.

O ponto de partida do censo foi o Colégio Estadual João XXIII. Os recenseadores foram os alunos desta unidade de ensino, além da Escola Estadual Abdias Bezerra e mais três escolas municipais. Participaram ao todo 420 alunos recenseadores, 38 agentes de saúde e 15 supervisores.

A coordenadora do Censo Educacional pela Seed, professora Selma Siqueira, destacou que ao realizar essa ação, o governo está cumprindo o que determina a lei no que diz respeito à educação institucional. “A Seed investe muito para que cumpra o que a lei determina e que o estado esteja fazendo cumprir a sua obrigação. O Estado está cuidando dos que já estão na escola, mas está buscando os que estão fora dela, para que ofereça a escola a todos”, disse.

Ela explicou que após a conclusão do censo será possível ter um conhecimento claro das reais necessidades educacionais dos jovens, adultos e crianças que estão fora da escola. Em seguida, serão oferecidas a essas pessoas aulas através do Programa Sergipe Alfabetizado.

“Iremos também pesquisar as crianças que não têm certidão de nascimento, e o MP indicará o cartório para que a certidão seja tirada. Já no tocante às pessoas com necessidades especiais, equipes da Seed irão visitá-las e encaminharão as demandas para a Secretaria de Estado da Saúde, a fim de que sejam atendidas e matriculadas nas escolas”, afirmou.

O promotor de Justiça titular do município de Ribeirópolis, Etélio de Carvalho Prado Júnior, esteve presente à abertura do Censo Educacional e ressaltou que a ação busca inserir todas as crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula. “A educação é um dever e um direito do cidadão. Os estudos são o melhor presente que uma criança pode ter. Ribeirópolis está recebendo hoje um antídoto contra o analfabetismo”, disse.

O prefeito de Ribeirópolis, João de Nega, comemorou a realização do censo educacional em seu município. “Agora a gente ficará sabendo a necessidade de mais escola, se realmente tem aluno fora da sala de aula. Todos esses dados são muito importantes para o nosso município”, ressaltou.

Contribuição

Os estudantes e agentes de saúde que participaram do censo como entrevistadores demonstraram sua satisfação em contribuir com essa ação tão importante para a comunidade. Foi o caso da agente de saúde Juliana Passos Santana, que está participando do censo pela primeira vez. “Através do censo vamos saber a quantidade de pessoas que estão fora da escola e de analfabetos. Isso é importante para poder implantar o programa Sergipe Alfabetizado e melhorar os índices da nossa educação no município”, disse.

Já o aluno Eirisfran Santos de Jesus, que estuda na Escola Estadual Abdias Bezerra, destacou a necessidade de saber a realidade da educação em seu município. “É muito bom a gente visitar as famílias em suas casas para saber se tem alguma criança fora da escola. O governo investe muito em educação de qualidade para o nosso ensino; então temos que saber quem, de fato, está sendo contemplado com essa educação”, afirmou.

A mesma opinião teve a aluna Gislaine da Silva, que também foi recenseadora. “A pessoa sem estudo não é nada. Então o censo é importante, pois a gente vai descobrir as pessoas que não estão estudando para poder incluí-las em alguma escola”, declarou.

A moradora Maria Ferreira de Jesus também apoiou a realização do censo. “É muito bom que esse censo resulte na inclusão dos jovens nas escolas para que eles não fiquem nas ruas expostos aos perigos”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.