[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mais uma etapa do projeto de reurbanização do bairro Coroa do Meio foi concluída hoje, 15, com a entrega da reforma e ampliação das escolas municipais de ensino fundamental Nunes Mendonça e de ensino infantil Dr. Benjamin Alves de Carvalho, assim como do Centro de Referência da Assistência Social da Família. As inaugurações integram a programação comemorativa dos 149 anos de Aracaju e foram feitas pelo prefeito Marcelo Déda, que destacou o projeto de reurbanização da Coroa do Meio como uma das prioridades da administração municipal e anunciou também a construção de uma nova escola na região.

“O projeto Coroa do Meio não é apenas de engenharia e urbanização, mas um projeto de construção de dignidade, de respeito à comunidade e de afirmação da cidadania”, disse o prefeito. “É uma extrema felicidade retomar um compromisso de juventude e de visão política e ideológica sobre o papel do poder público em comunidades como essa”, continuou Marcelo Déda, relembrando as lutas no final dos anos 70 em defesa dos pescadores desalojados naquela época para a construção do bairro Coroa do Meio.

Os desafios de ampliar a oferta na educação fundamental e infantil estão sendo enfrentados pela Prefeitura de Aracaju, que vai unificar a parte reformada da escola Nunes Mendonça à Juscelino Kubistchek, atendendo a uma reivindicação da comunidade. A escola Nunes Mendonça está funcionando em outro prédio para atender o público infantil e, juntamente com a escola Benjamin Carvalho, satisfazer a demanda do bairro que cresceu muito nos últimos anos.

A Prefeitura de Aracaju entregou no ano passado 14 escolas municipais ampliadas e reformadas. De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosangela Santana, a prefeitura está trabalhando para conseguir atingir o objetivo de colocar todas as crianças na escola. “Nós temos essa compreensão e as dificuldades que enfrentamos são muitas, mas estamos cumprindo nossa obrigação constitucional e nosso desejo pessoal de ver todas as crianças estudando”, disse.

A rede de proteção social do bairro Coroa do Meio está sendo ampliada também com os atendimentos psicológico, jurídico, social e nutricional oferecidos pelo Centro de Referência da Assistência Social da Família, mais conhecido como Casa da Família. “O projeto é de infra-estrutura, mas principalmente de resgate da cidadania. E nada melhor do que fazer isso através da educação e da assistência social”, enfatizou a vereadora Conceição Vieira, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania.

Nova estrutura

A Escola Municipal de Ensino Infantil Benjamin Alves de Carvalho atende aproximadamente 170 crianças de dois a seis anos, que agora têm mais três salas de aula, um depósito para merenda escolar, dois banheiros e nova pintura. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nunes Mendonça ganhou nove salas de aula, além de salas de vídeo, dos professores e de suporte técnico, novas instalações sanitárias, pintura e quadra de esportes, que possibilitarão o atendimento de aproximadamente 2.100 alunos. Os recursos para as modificações nas escolas e no centro de referência foram captados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), à Caixa Econômica Federal (CEF) e ao Governo Federal através do Ministério das Cidades.

No Centro de Referência da Assistência Social da Família, cerca de 300 famílias são beneficiadas também por cursos profissionalizantes promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania (Semasc). O centro também desenvolve programas sociais com idosos e crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.