Reunião vai discutir pacto firmado por Sergipe no combate à desertificação
Para apresentar aos seis municípios aptos à desertificação, localizados no Alto Sertão Sergipano, o Programa de Combate a Desertificação e as próximas diretrizes a serem tomadas pelo Estado de Sergipe como integrante do Pacto Nacional de Combate a Desertificação e Mitigação da Seca, a Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizará uma reunião ampliada junto aos gestores dos municípios da região. O evento será realizado no próximo dia 28, às 8h, no Colégio Menino Deus, na cidade de Poço Redondo.
O objetivo da reunião é dar início ao pacto firmado por Sergipe no combate a desertificação, ocorrido durante realização do I Encontro Nacional de Combate a Desertificação (I Ened), realizado em março deste ano. A agenda para o Combate à desertificação é promovida pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional com execução do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Em Sergipe, todas as atividades serão coordenadas pela Semarh.
De acordo com coordenador do programa de Desertificação da Semarh, Lício Valério, ainda na reunião ocorrerá a Implantação do Grupo Permanente de Combate a Desertificação de Sergipe (GPCD), composta por representantes das Instituições Públicas.
Durante o I Ened, o Governo de Sergipe, por meio da Semarh, e órgãos envoltos no combate à desertificação no Estado, ao fazer parte do pacto pelo desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro, assumiu o compromisso de construir o Plano Estadual de Combate a Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca; a elaboração do zoneamento ecológico econômico de todo o estado com prioridade para a região semi-árida sergipana; a promoção de capacitação de produtores rurais, técnicos do governo, empresários e comunidade em geral, além de fortalecimento do papel do órgão gestor de meio ambiente de Sergipe.
A reunião ampliada em Poço Redondo envolverá os municípios de Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Monte Alegre, Gararu e Porto da Folha, municípios que estão no quadro de desertificação do Estado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]