[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou nesta terça-feira, 24, a II Reunião Territorial do “Sergipe Mais Justo-Busca Ativa” no município de Arauá, localizado no território Sul sergipano. O primeiro aconteceu para os municípios do Alto Sertão, no dia 17.

Na ocasião, os gestores dos municípios que integram o território conhecerem o plano de ações do Estado direcionado para a localidade. Os representantes municipais foram mobilizados a estabelecer estratégias de identificação e inserção de famílias em situação de extrema pobreza, que estão fora do Cadastro Único, além de proporcionar o acesso destas famílias a outras políticas públicas.

“No Programa Sergipe Mais Justo, dividimos todas as ações do Governo do Estado por território, com o objetivo de beneficiar a população extrema pobre. O objetivo do encontro de hoje é realizarmos uma reunião técnica para pensarmos coletivamente em como construir ações entre o Estado e os municípios para resgatar as famílias que vivem com renda per capta de até 70 reais. De acordo com dados do IBGE, 311 mil pessoas em Sergipe estão nessa situação”, explicou a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.

O grande eixo do Sergipe Mais Justo é a busca ativa para inserção das pessoas no Cadastro Único da Assistência Social. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, destacou que “todos os municípios precisam compartilhar dos objetivos do Sergipe Mais Justo. É necessário que os gestores municipais entendam a importância dessas ações e comecem a trabalhar de maneira integrada com o Estado para que, dessa forma, os resultados sejam positivos para a população beneficiada”.

“É com grande satisfação que recebemos a equipe do Governo do Estado, através da coordenação da secretária Eliane Aquino, para apresentar o Sergipe Mais Justo para a nossa região. A união do estado e municípios será fundamental para conseguirmos retirar a população da extrema pobreza”, ressaltou a prefeita de Arauá, Ana Helena Costa.

Durante o encontro, a secretária Especial de Políticas para as Mulheres de Sergipe (SEPM), Maria Teles, apresentou as ações idealizadas pela sua secretaria para atender o território Sul. “A SEPM atua no território Sul em parceria com as Coordenadorias Municipais de Políticas para as Mulheres. Dos 11 municípios que compõem essa região, quatro já criaram suas coordenadorias”, destacou.

A secretária adjunta da Educação, Hortência Araújo, ressaltou a importante iniciativa da Secretaria para beneficiar os extremamente pobres. “O programa Projovem será um grande aliado do Sergipe Mais Justo, principalmente,  que realizamos em povoados da zona rural, para agricultores”.

O representante da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Alisson Couto, apresentou algumas das contribuições da secretaria para o Sergipe Mais Justo. “Já articulamos o plano e  sistema estadual de cultura, e a intenção da Secult é expandir esse plano para os municípios, inclusive, favorecendo as cidades com Pontos de Cultura. O nosso objetivo hoje é analisar a possibilidade de trazer esses benefícios para a população dos municípios. Para isso, contamos com o apoio dos secretários municipais de Cultura”.

Sergipe Mais Justo

O Sergipe Mais Justo é um plano criado pelo Governo do Estado aliado ao Brasil Sem Miséria para levar justiça social, igualdade e fortalecer as políticas públicas de inclusão produtiva, o acesso a serviços públicos e geração de renda prioritariamente para a população que se encontra na extrema pobreza.

Presenças

Ainda participaram do encontro a secretária adjunta da Seides e secretária interina do Trabalho, Maria Luci Silva, o representante da Emdagro, Bernardo Lima, da Secretaria de Estado da Saúde, Jaqueline Dourado, da Secretaria  de Estado de Direitos Humanos, Rachel Pacanhela, e da Secretaria de Estado do Turismo, Lourdes Moreira.

A reunião contou ainda com o diretor do Banese, Edson Caetano, o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, o secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral, o procurador do Estado, Arthur Borba, o prefeito de Pedrinhas, José Alves, o prefeito de Tomar do Gerú, José Adelmo Alves, o prefeito de Umbaúba, Anderson Farias, o representante da Seplag, Marcelo Geovani Cruz e a secretária de Assitência Social de Arauá, Maria José Menezes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.