[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou a primeira reunião do ano de 2012 do Plano Estadual de Habitação e de Interesse Social (PEHIS). O objetivo do encontro foi traçar as metas do PEHIS que serão desenvolvidas no primeiro trimestre deste ano, entre elas, a conclusão do PEHIS, iniciado em setembro de 2011.  

Iniciando os trabalhos, foi feita uma avaliação das audiências públicas territoriais ocorridas em oito cidades-polos no mês de dezembro de 2011. Segundo o economista Fernando Antônio de Souza, um dos representantes da M & C Engenharia – empresa contratada para a elaboração do PEHIS –, as reuniões alcançaram o efeito desejado. “Podemos afirmar que, após a realização das audiências, os prefeitos se engajaram ainda mais na elaboração dos Planos de Habitação locais e compreenderam a urgência em concluí-los, a fim de que, com as informações obtidas de cada município, possam ser acrescentadas ao PEHIS”, declarou.

As declarações de Fernando Souza foram reforçadas pelo Diretor de Habitação da Sedurb, Joelson Hora Costa. “Apesar da ausência de representantes de alguns municípios durante as audiências territoriais, grande parte dos gestores municipais ‘acordou’ para a necessidade de elaborar seus planos locais em tempo hábil”, destacou.

Joelson ressaltou que diversos gestores têm procurado a Dhab em busca de auxílio técnico. “Conforme foi dito desde a implantação do PEHIS pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, a Sedurb estaria disponível para prestar suporte quando na elaboração dos planos locais e os colaboradores da Dhab têm contribuído com apoio técnico irrestrito sempre que procurados”, afirmou.

Nova audiência

Após a apresentação dos dados a serem trabalhados durante a terceira etapa da elaboração do PEHIS, Fernando Souza distribuiu para os membros da Executiva Estadual alguns quesitos elaborados pelo Plano Nacional de Habitação (PLANHAB) a fim de que sejam respondidos e encaminhados para a Secretaria Nacional de Habitação.

Esclarecidas algumas dúvidas, Fernando Souza disse que o calendário de reuniões necessita sofrer alterações. “Como precisamos acelerar os trabalhos, chegamos a conclusão de que não teremos tempo de realizar as audiências territoriais nos oito municípios como aconteceu em dezembro último. Assim, até a entrega final do produto, a ser feita no mês de março, a Equipe Executiva Estadual realizará três reuniões e uma audiência de pactuação do PEHIS com a sociedade”, concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.