Reunião discute recepção e triagem de lâminas no Caism
O laboratório de referência em citopatologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) realizou nesta segunda-feira, 11, a primeira reunião técnico-científica para discutir questões relacionadas à recepção e triagem de exames de lâmina. Coordenado pelo microbiologista Francisco Santana, gerente de laboratório do Centro, o debate reuniu durante o dia inteiro funcionários envolvidos no processamento de amostras, além de outros profissionais do Caism.
"Esse é um momento importante de discussão que vai resultar em melhorias concretas para o serviço, principalmente no que se refere à redução de erros em diagnósticos", disse o gerente, destacando que a reunião despertou nos profissionais o zelo indispensável ao trabalho. "A equipe está envolvida e motivada. Eles entenderam nossa proposta e estão otimistas", complementou.
Lindinalva Marques, agente administrativa que há oito anos trabalha no laboratório do Caism, destacou o ineditismo da atividade. "Já sabíamos que nosso trabalho é fundamental nesse processo, mas é a primeira vez que a gerência nos procura para discutir melhorias. Isso é muito importante", disse. A declaração foi reforçada por sua colega Gilvânia Santos, que apontou as usuárias do serviço como grandes favorecidas. "Com mais precisão nos resultados, quem ganha são as pacientes", afirmou.
Segundo o gerente, a recepção e a triagem de amostras são etapas importantes do serviço. "Chamamos de fase pré-analítica do laboratório, onde são cuidadosamente conferidos os documentos da paciente, as lâminas e até mesmo os laudos emitidos. Se essas atividades não estiverem ajustadas com a proposta do laboratório, existe um grande risco de aumentar a incidência de erros", frisou o médico.
Educação permanente
Francisco explicou ainda que o objetivo é realizar reuniões técnico-científicas regularmente, abordando sempre temas relevantes. "É uma proposta de educação permanente em serviço, por isso queremos que esses debates se tornem parte de um calendário de atividades. Haverá um momento em que outras instituições e profissionais, quando estiverem cientes disso, vão procurar o Caism para participar das reuniões ou até mesmo para contribuir na condição de palestrantes", concluiu.
O Centro de Atenção à Mulher tem um papel importante e abrangente no trabalho de prevenção e controle do câncer de colo uterino. Só no laboratório da unidade, aproximadamente 3.500 laudos de exames citopatológicos, chamados de Papanicolau, são emitidos por mês para detectar lesões no colo do útero. O setor recebe lâminas de todos os municípios do Estado, que são submetidas a análise microscópica por profissionais qualificados.
A unidade está localizada na Avenida Tancredo Neves, s/nº, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). O telefone para mais informações é (79) 3218-9400.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Reunião discute recepção e triagem de lâminas no Caism – Foto: Isa Vanny