[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes de instituições parceiras do Programa de Incentivo à Certificação e Acreditação em Sergipe (Proinc) se reuniram na manhã desta segunda-feira, 28, com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Jorge Santana, para uma análise crítica do plano de ação e resolução de gargalos existentes. Durante o encontro, o gerente executivo do Movimento Competitivo Sergipe (MCS), Marcel Fortes, fez uma apresentação com a visão geral do Proinc e destacando nominalmente as empresas sergipanas certificadas até o momento.

Entre os assuntos abordados durante a reunião foram apontados a criação de um Programa de Incentivo à Produção Científica na área de Gestão e o desenvolvimento de uma campanha publicitária para estimular a participação de empresas sergipanas nas áreas da qualidade e da produtividade. "Percebemos aqui um esforço de integração entre pessoas e entidades representadas, com boas idéias no sentido de ajudar o Estado a crescer de forma sustentável", destacou Marcel Fortes.

O secretário Jorge Santana sugeriu identificar as iniciativas existentes de trabalho com agrupamento de empresas para levar as ações do Proinc. "Seria o caso de levar para os Arranjos Produtivos Locais que estejam em processo mais avançado a temática da qualidade, da produtividade e da competitividade, mostrando a importância da certificação", disse ele.

A reunião também contou com a participação de representantes da Sedetec, Petrobras, Sebrae, Conselho de Jovens Empreendedores, Estado da Arte Consultoria e Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS).

Objetivos do Proinc

Com o lançamento do Proinc em fevereiro último, o Governo do Estado reintroduziu na sua agenda a temática da qualificação de empresas para o sucesso das organizações sergipanas. O programa tem como objetivo incentivar a normalização, certificação e acreditação em gestão da qualidade, segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social nas organizações sergipanas. Com execução prevista para três anos (de 2008 a 2010) o Proinc visa incentivar certificações e acreditações, e consequentemente a melhoria da gestão das organizações sergipanas, com aumento da qualidade, produtividade e competitividade.

As principais metas do Proinc até 2010 são o acréscimo de cinco certificados de empresas acreditadas ou certificadas em Sergipe no primeiro ano, sete certificados no segundo ano e dez no terceiro, totalizando 47 em dezembro de 2010. Atualmente existem 25 empresas certificadas no Estado.

O Proinc tem em Sergipe o apoio da Sedetec, Petrobras, Rede Metrológica de Sergipe, Estado da Arte Consultoria, Prominp/Rede Petrogás em Sergipe, Sebrae/SE, Conselho de Jovens Empreendedores, Associação Comercial de Sergipe, Fundação Brasil Competitivo, Sociedade Semear, Fapitec, Junior Achievement Sergipe, Fórum Empresarial de Sergipe e Federação das Indústrias do Estado de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.