[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, recebeu na manhã desta segunda-feira, 12, em seu gabinete, representantes do território do Alto Sertão sergipano para discutir a possibilidade de parcerias para instalação de um Núcleo de Estudos Profissionalizantes na Escola Estadual Dom José Brandão de Castro, situada em Poço Redondo, com a Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão.

A sugestão dos representantes do território do Alto Sertão é que na Escola Dom José Brandão possam ser ampliadas as atividades educacionais desenvolvidas na atualidade, aumentando as opções de escolaridade para a população de todos os municípios da região. Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) oferece os cursos profissionalizantes de Zootecnia e Agricultura para 395 estudantes da região, através da Diretoria Regional de Educação (DRE 9 – Nossa Senhora da Glória) e do Departamento de Educação (DED).

Ampliação

O secretário Lima destacou que o Governo do Estado tem grande preocupação com aquela região, em função da necessidade desenvolvimento e capacitação técnica para ampliação das atividades produtivas. "A SEED considera esse debate de suma importância, pois a retomada dos centros profissionalizantes pelo Governo do Estado já é uma realidade, sobretudo nessa região onde conhecemos as demandas. Acreditamos que o ensino profissional deve ser ampliado e estamos realizando estudos no PDE de Sergipe nesse sentido".

Lima também chamou a atenção para necessidade da elaboração de um projeto para área onde o objetivo e estratégia do empreendimento seja claro e objetivo. "Um projeto deve ser construído para apontar as competências e responsabilidades de cada uma das instituições envolvidas".

A representante do ensino profissionalizante da SEED, Ritanael Alcântara destacou que já existe uma parceria entre a Escola Dom Brandão e a Escola Agrotécnica. "Os nossos alunos já fazem aulas dois dias na semana no Escola Agrotécnica. Nossa perspectiva é de criação de novos convênios para melhor atendimento dos alunos", enfatizou.

"Nossa idéia é que tivéssemos no local uma escola de alternância, voltada para as especificidades da região. Isto é, que a partir da escola a nova geração de jovens possa ter outras opções de integração social e condições de trabalho, de modo que se criem cursos profissionalizantes adaptáveis à localidade".

Integrantes

Integram a comissão do Alto Sertão a representante do MST Acácia Feitosa Daniel, o professor da Escola Agrotécnica de São Cristóvão, José Franco de Azevedo, o diretor de Ensino da Escola Agrotécnica, Alberto Aciole, e o articulador do Alto Sertão, Gismário Nobre. Também participaram da reunião a diretora da Assessoria de Planejamento (ASPLAN), Dansílvia Carvalho, dentre outras profissionais da educação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.