[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Deagro, Jodemir Antônio Pires Freitas, participou nesta terça-feira, 7, de uma mesa redonda com técnicos e pesquisadores de todos os estados do Nordeste para discutir a cultura do milho na região. O evento aconteceu na Embrapa Tabuleiros e teve como objetivo analisar os trabalhos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos em diversos estados nordestinos e as oportunidades para o incremento deste mercado.

Durante todo ano, o Deagro, em parceira com a Embrapa, realiza pesquisas, palestras, dias de campo sobre a cultura do milho. Além disso, o Governo do Estado promove um programa de incentivo voltado exclusivamente para a distribuição de sementes de milho. Este programa, além de ofertar gratuitamente as sementes aos agricultores familiares, compreende também o acesso à assistência técnica. Durante esses últimos anos, os técnicos da entidade vêm desenvolvendo variedades voltadas para agricultores familiares. Outra ação deste trabalho é a recomendação de híbridos de milho para cada área especifica.

Segundo Jodemir, a área plantada e a produção de milho no Estado de Sergipe durante os últimos quatro anos vêm crescendo consideravelmente. Entre as principais regiões destaca-se a Agreste-Central, que compreende os municípios de Simão Dias, Carira e Frei Paulo. Os bons resultados obtidos pelas pesquisas do Deagro têm sido decisivo para o desenvolvimento dessas regiões, onde os produtores conciliam o uso de sementes híbridas com um sistema eficiente de produção.

Ele ressaltou ainda, que em 2002 a área plantada no Estado era de 58.854 hectares, obtendo uma produção de 38.380 toneladas. Hoje, essa realidade é bem diferente, a area plantada ultrapassa aos 170.000 hectares e a produção chega a 202.043 toneladas, o que corresponde a um crescimento de pouco mais de 500% da produção.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.