Reunião avalia programas de correção de fluxo
Professores, diretores escolares e das regionais de Educação, secretários municipais de educação e coordenadores pedagógicos dos programas de correção de fluxo, desenvolvidos por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), participaram na manhã desta sexta-feira, 9, às 9h30min, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, de uma Reunião Pedagógica para avaliar os programas ‘Se Liga Sergipe’ e ‘Acelera’, implementados nas escolas da rede pública estadual.
O evento foi aberto pelo secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, que afirmou que o interesse da SEED é perceber, através das informações de cada um dos educadores que estão na base das atividades pedagógicas do programa, o grau de eficácia e rendimento da aprendizagem dos alunos a partir da aplicação dos programas.
Atualmente os programas estão implantados em 59 municípios sergipanos. Desse total, 30 são parceiros da SEED, com as atividades desenvolvidas em 310 turmas. "Precisamos avaliar e verificar, com a coleta de dados dos relatos e questionários aplicados, a necessidade de continuar ou não com esses programas em Sergipe. O fundamental é percebermos a essência das experiências que vocês desenvolvem e assimilar os resultados apresentados para transformá-los em políticas públicas que inovem e mudem a realidade atual, eliminado a distorção entre idade e série", disse Lima.
Atualmente existem 11.800 alunos envolvidos nos programas em Sergipe, sendo 6.200 do ‘Se Liga’ e 5.600 do ‘Acelera’, vinculados a 288 escolas, sendo 164 estaduais e 124 municipais. A coordenadora dos programas, Maria Adélia Cruz Santos, apresentou diagnóstico feito a partir de reuniões realizadas anteriormente, onde foram aplicados e tabulados questionários. Segundo ela, atualmente existem 700 professores das redes públicas envolvidos nos programas. Desse total, 443 são professores da rede estadual e 257 da municipal, constituindo 71% dos professores envolvidos nos programas em todo o Estado.
Também participou do evento a coordenadora de Acompanhamento de Alunos Egressos, Delcy Ramos Oliveira, que apresentou comparações do desempenho dos alunos egressos dos programas em relação ao desempenho das turmas do ensino fundamental regular onde esses alunos estão inseridos. "Os alunos egressos estão bem atualizados graças às metodologias adotadas, que são rigorosas e eficazes, por isso que os bons resultados estão acontecendo".
Eficiência
A coordenadora da Escola Estadual Leandro Maciel, em Rosário do Catete, Neide da Conceição Guimarães, reforçou o êxito dos programas do Instituto Ayrton Senna, que apresentam uma metodologia inovadora para correção dos fluxos. Ela disse que existem cinco turmas em funcionamento na sua unidade, sendo duas de ‘Se Liga’ e três de ‘Acelera’. Já o coordenador Genivaldo Vieira, da Escola João Camilo Lemos, no povoado Ponta de Areia, em Pacatuba, disse que existem três turmas de ‘Se Liga’.
Para a professora Sílvia Santos Silva do Colégio Estadual Albano Franco, em Aracaju, o ponto principal que os programas apresentam é o trabalho interdisciplinar dos conteúdos escolares. "Existem temáticas que incluem toda a realidade social do aluno, inclusive trabalhando para aumentar sua auto-estima". Ela disse que em sua escola existem duas turmas uma de cada programa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Reunião avalia programas de correção de fluxo – Foto: Juarez Silveira