[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Tendo como objetivo alvo, os funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), os departamentos Bem-Estar Social (Dibem) e de Desenvolvimento Humano (Didhu) da Empresa, realizaram palestra, ministrada pela psicóloga Maria Elizabete Ferreira, com o tema “Responsabilidade Social”. A iniciativa visou dar informações sobre cidadania, meio ambiente e saúde aos participantes.

A palestra teve como motivadora, a estagiária do curso de Assistência Social, Elizana Vieira dos Anjos, alocada no Dibem da Cohidro. Ela, ciente e atuante no programa “Saúde Integral” da Companhia, quis dar sua contribuição trazendo a debate esses temas, também inclusos no contexto de qualidade de vida do grupo, através da conscientização individual. “Percebi o trabalho já realizado pela Empresa quanto ao apoio dado aos funcionários. Como fazia parte do meu cronograma de estágio realizar uma atividade desse tipo, resolvi unir as duas coisas, escolhendo a cidadania como tema. A partir daí fiz o convite para a palestrante”, esclareceu.

Atuante na área de recuperação de dependentes químicos, Maria Elizabete, estabelece ser de fundamental importância que a pessoa, no ambiente de trabalho, tenha a noção exata de seu papel perante a sociedade e para isso, contribui a cidadania e a responsabilidade social. “Na palestra eu mostro alguns exemplos como o ato de doar sangue, doação às entidades filantrópicas, reciclagem e preservação do meio ambiente, tentando mostrar que cada um tem que fazer sua parte. Não convém a ninguém tentar mudar o mundo, mas se cada um puder fazer um pouquinho, podemos construir uma sociedade melhor”, relaciona a psicóloga, que ainda elogiou a iniciativa do Projeto Reciclar Cohidro, de coleta seletiva de papel.

A preocupação com o colega que passa por problemas pessoais, também faz parte da responsabilidade social dentro da empresa. O alcoolismo e o uso de drogas foi um fator abordado pela palestrante, que expos alguns tópicos de como um funcionário deve agir nesses casos. “Primeiro é importante constatar se essa pessoa quer mudar, não há como impor nada. Essa pessoa não rende no trabalho e perde a confiabilidade do grupo, mas a maioria deles acha que é normal, que não estão fazendo nada de errado. É preciso mostrar para essa pessoa que é algo que faz mal e a partir daí orientar essa pessoa a buscar ajuda no serviço público ou particular de saúde para deixar o vício”, explica a psicóloga Maria Elizabete.

A diretora do Didhu, Genivalda Silveira, espera que o resultado da palestra para os funcionários seja proveitoso na convivência dentro da empresa e que assimilem tudo que foi exposto para usar no seu dia a dia laboral. “É importante que os colaboradores saibam tanto como usar seus direitos como cidadãos, como servidores, como também saibam de suas responsabilidades para com os colegas, com a empresa e com o mundo. Saber respeitar uns aos outros, no ambiente de trabalho também é algo fundamental e deve ser cultivado”, analisa ‘Geni’, parabenizando a Estagiária em Serviço Social, Elizana Vieira.

Mardoqueu Bodano, presidente da Cohidro, agradece a iniciativa dos departamentos Dibem e Didhu, assim como a estagiária Elizana, enaltecendo o papel que cada funcionário tem para com o grupo que constitui a Companhia. “A saúde da Empresa está diretamente relacionada à como anda a vida de seus colaboradores, o bem estar físico e mental deles, vem por interferir positivamente nos nossos resultados. Ainda, saber lidar com o colega e ajudá-lo como quando ele precisa de um auxílio, um conselho, uma palavra amiga, não é só responsabilidade social, é acima de tudo, uma obrigação do todo ser humano para com seu semelhante”, conclui.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.