[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Representantes das duas principais entidades do movimento estudantil, Umesa – União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Aracaju – e Uses – União dos Estudantes Secundaristas de Sergipe -, foram recebidos na tarde de hoje, dia 22, pelo prefeito em exercício, Edvaldo Nogueira, que estava acompanhado do coordenador de Políticas para a Juventude da prefeitura, Trindade Júnior.
Na pauta da reunião vários assuntos de interesse dos alunos, principalmente os da rede pública. Inicialmente, foi discutida a possibilidade do retorno da confecção da carteira do passe escolar para as entidades estudantis. Desde a gestão do ex-prefeito João Gama que essa responsabilidade passou para o Setransp – Sindicato das Empresas de Transporte Público de Aracaju.
Edvaldo mostrou-se sensível à reivindicação, principalmente porque isso representa uma independência financeira para as entidades, porém relatou que essa é uma mudança delicada e precisa de uma maior discussão.
Ficou acordado a realização de uma reunião com representantes das entidades, do Setransp e da SMTT para discutir esse assunto. A previsão é de que o encontro possa acontecer já a partir da próxima semana, onde também serão debatidas outras questões relativas à venda do passe escolar.
Os estudantes também solicitaram um maior espaço de discussão no que se refere à geração de emprego para a juventude. O prefeito explicou que, apesar da política de geração e renda ser de uma responsabilidade maior do Estado e do governo federal, a prefeitura tem feito a sua parte, promovendo cursos de qualificação e estágios.
Edvaldo Nogueira apresentou uma idéia que foi aceita de imediato, que seria a realização de um fórum sobre o 1º emprego, onde os jovens apresentariam propostas de geração de postos de trabalho para serem discutidas com as autoridades oficiais, inclusive a prefeitura.

ESPORTE
Projetos voltados para o incentivo à prática esportiva também foram solicitados pelos estudantes ao prefeito em exercício. De acordo com ele, o município vai iniciar este ano a elaboração de um amplo projeto com esse objetivo. “Nós não tínhamos uma secretaria específica para coordenar a área esportiva. No final do ano enviamos um projeto à Câmara de Vereadores alterando a estrutura da Funcaju e acrescentando à sua competência o turismo e o esporte. Já temos a garantia de recursos e vamos trabalhar nesse sentido”, garantiu Edvaldo.

AVALIAÇÕES
Na opinião do presidente da Uses, Rogério Alves, a reunião foi bastante proveitosa. “Foi um encontro muito positivo, pois saímos daqui com o comprometimento do prefeito em tratar nossas reivindicações com a devida atenção que elas merecem”, disse.
“O prefeito se mostrou bastante sensível e aberto ao diálogo com os estudantes. Acreditamos que esse será o primeiro de uma série de novos encontros com o objetivo de aprimorar as políticas públicas voltadas para os estudantes”, afirmou o presidente da Umesa, Elitânio Silva.
Ao final da reunião, Edvaldo agradeceu a presença dos representantes estudantis e disse da alegria em recebê-los na prefeitura. “Todos sabem que a minha trajetória política teve início no movimento estudantil, o qual tem um papel muito importante de conscientizar e mobilizar os jovens na construção de um país mais justo”, ressaltou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.