[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A oficina para construção do projeto “Ouvir a Mulher” prossegue na tarde desta segunda-feira, 21, com a palestra da psicóloga Suely Oliveira, representante do Ministério da Saúde (MS). O evento ocorre no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e está sendo promovido pela Confederação das Mulheres do Brasil, através da Federação das Mulheres de Sergipe. A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), as secretarias de Saúde do Estado e do município de Aracaju apoiam a realização da oficina.

Segundo informações da presidente da Federação Aldcy Souza, a oficina tem como objetivo capacitar representantes da sociedade civil e de órgãos governamentais, especialmente por meio das Ouvidorias, a conhecer mais detalhadamente a execução de projetos e programas ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que lidam com a saúde da mulher.

Palestra

O projeto Rede Cegonha foi amplamente discutido pela palestrante Suely Oliveira. A Rede foi lançada pela presidente Dilma Roussef e estabelece a implantação de um conjunto de medidas para garantir às mulheres atendimento adequado, seguro e humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gravidez até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Até 2014, o Ministério da Saúde aplicará R$ 9.397 milhões para implantação da Rede Cegonha. As medidas previstas abrangem a assistência obstétricia, com foco na gravidez, pré-natal, parto, pós-parto e infantil. Também atuará nas iniciativas em defesa da saúde da mulher no SUS, como a introdução do teste rápido de gravidez nos postos de saúde.

“Estamos aqui nos somando para definir e construir políticas que garantam melhores condições de vida a mulher”, disse a secretária de Políticas para as Mulheres de Sergipe, Maria Teles dos Santos.

Oficina

A outra palestrante da oficina foi a presidente da Confederação das Mulheres do Brasil, Gláucia Morelli. A programação do evento segue até as 17h30 dessa segunda-feira. Além dos parceiros, participam 16 representações não governamentais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.