[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Rede Sergipe de Geotecnologias (Resgeo) foi o tema da reunião que envolveu nesta segunda-feira, 10, diversos órgãos estaduais e membros da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). O encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), serviu para fortalecer o diálogo entre as instituições envolvidas com a Rede e integrar profissionais com atuação em pesquisa, ensino ou desenvolvimento nas áreas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e cartografia.

O coordenador da Resgeo, Marcos Aurélio Silva, fez uma apresentação sobre os trabalhos da Rede, mostrando o histórico da iniciativa, seus objetivos e estratégias. Marcos afirmou que, com a Resgeo, é possível viabilizar soluções tecnológicas e promover ações de disseminação do conhecimento para desenvolver as geotecnologias em Sergipe.

"As ações principais são integrar esforços interinstitucionais e racionalizar recursos na execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de geotecnologias", destacou o coordenador da Resgeo.

Apoio

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), que apóia a Rede, foi representada na reunião pelo secretário adjunto Guilherme Rebouças. Ele aproveitou a ocasião para falar sobre as perspectivas da ampliação da base cartográfica do Estado. "A nossa meta, através da Supes, é levar a cartografia até a mesa do gestor público, para que ele possa tomar decisões com base nessas informações", disse.

Rebouças destacou que órgãos como o DER e a Secretaria de Segurança Pública já estiveram na Seplan e solicitaram apoio para a obtenção de mapas detalhados do Estado. "Eles nos procuram para obter dados que possam aprimorar os trabalhos das secretarias", completou.

Supes

Reforçando as palavras do secretário adjunto da Seplan, o responsável pela Supes, Marcos Vinícius Castañeda, se colocou à disposição dos integrantes da Resgeo para compartilhar informações resultantes de pesquisas desenvolvidas pela Superintendência. "Nada mais importante para a Supes do que compartilhar esses dados e verificar que eles estão tendo um bom uso", afirmou.

Ao fim da reunião, o coordenador da Resgeo, Marcos Aurélio Silva, falou sobre a programação do IV Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Geonordeste 2008), que acontece de 9 a 12 de setembro de 2008 em Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.