[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quinta-feira, 24, a representantes das cidades de Aquidabã, Cedro de São João, Propriá, Telha, Tobias Barreto, Simão Dias, Riachão do Dantas, Poço Verde e Lagarto vão participar de mais uma capacitação do Programa SALVE – Sistema de Aviso Legal por Violência e Exploração Contra a Criança e o Adolescente. O evento acontece das 8h às 17h, no Colégio Saint Louis, na Travessa Luis Alves Filho, bairro Salgado Filho, em Aracaju.

O treinamento é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). O Núcleo de Apoio à Infância e à Adolescência do Ministério Público Estadual (NAIA/MPE) e a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) também integram o programa.

Durante o treinamento, que reunirá mais de 80 profissionais das nove cidades, serão abordados temas como ‘Direitos da Criança e do Adolescente’, ‘SALVE – Sistema de Aviso Legal por Violência, Maus Tratos e Exploração contra a Criança e o Adolescente’ e ‘Serviços de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes’.

Nesse evento estarão presentes os articuladores do Selo Unicef Município Aprovado e representantes dos Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), gestores Municipais e do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC).

Com mais esse encontro, 36 municípios sergipanos estarão preparados para implantar um sistema de notificação de violência contra crianças e adolescentes, que é um dos objetivos do Selo Unicef. A expectativa dos organizadores é que todos estejam trabalhando com o SALVE até maio, quando o Unicef iniciará a avaliação da gestão de políticas públicas.

O SALVE foi criado pelo Ministério Público do Estado de Sergipe para estimular profissionais das áreas de saúde e educação a cumprirem determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), notificando e encaminhando aos órgãos competentes os casos ou suspeitas de violência, maus tratos e exploração contra a criança e o adolescente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.