[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O representante do Ministério dos Esportes, João Alberto Lima, esteve na manhã desta segunda-feira, 16, na Secretaria de Estado da Educação (Seed), onde realizou um encontro com coordenadores de polos do Programa Mais Educação. O evento foi realizado no auditório Professora Maria Hermínia Caldas e teve como objetivo orientar os coordenadores sobre o processo de capacitação que será realizado no início de 2014.

O Programa Mais Educação possui 10 macrocampos, sendo um deles o de esporte e lazer. Através dele, são oferecidas aos alunos cerca de 30 atividades de esporte, como futebol, voleibol, natação, xadrez, atletismo, entre outras. De acordo com o representante do Ministério dos Esportes, João Alberto Lima, a proposta é dar aos alunos a oportunidade de vivenciar todas as práticas esportivas.

“Hoje nós temos dentro do Programa Mais Educação 25 mil escolas que têm uma proposta de desenvolver o Programa Esporte na Escola, e nós temos como objetivo fazer uma ação com todos os monitores para que não haja ninguém com dificuldades de trabalhar o esporte nas escolas”, disse, ressaltando que a formação auxiliará os coordenadores e monitores a trabalhar com as múltiplas vivências esportivas juntamente com os alunos.

A coordenadora estadual do Mais Educação, professora Ângela Maria de Carvalho Machado, afirmou que o Ministério dos Esportes está percorrendo todo o Brasil para fazer essa articulação com os gestores estaduais e municipais. “Esse primeiro momento é o contato com os coordenadores do programa em todos os estados. Aqui em Sergipe, 410 escolas estão participando, e os coordenadores estão sendo orientados para depois serem agendadas as capacitações”, explicou.

Importância

Os coordenadores de polo que participaram do encontro destacaram a importância da capacitação. Foi o caso de Valdson José dos Santos Júnior, que é coordenador do polo de Lagarto. “O programa dará mais respaldo para essas formações continuadas. Ainda trabalhamos com monitores que, em boa quantidade, não têm graduação finalizada, por isso a capacitação é de fundamental importância para o programa”, disse.

Já Rosilene dos Santos Souza, coordenadora do polo de Itabaiana, enfatizou a necessidade dessa integração entre o esporte e a educação. “Os monitores precisam ser capacitados. Eles vão ter uma ação mais voltada para o pedagógico, não apenas para o esporte e para o lazer. Haverá uma interação entre as práticas esportivas e os trabalhos pedagógicos”, afirmou.

Já a coordenadora do polo de Estância, Ana Cristina Oliveira de Jesus, ressaltou que “ainda temos muita deficiência no sentido da capacitação. O Ministério do Esporte e o Mais Educação estão vindo com força, e chegou o momento de termos profissionais mais capacitados para trabalhar o esporte nas escolas”, declarou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.