[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Atendendo a uma orientação do Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado da Educação (SEED) realiza nesta sexta-feira, 11, às 9h, no auditório da Codise, uma ampla discussão sobre a implantação do turno integral em escolas sergipanas. A ação faz parte do programa ‘Mais Educação’, do MEC. O evento vai reunir diretores de escolas públicas da rede, sediadas na capital, e representantes de outras secretarias estaduais, que poderão ser parceiras da SEED na execução do programa.

As explanações sobre os critérios de implantação do turno integral serão apresentadas pela coordenadora do ‘Mais Educação’ e diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), Jaqueline Moll. De acordo com o MEC, o programa, que em Sergipe atenderá inicialmente 19 escolas estaduais, utilizará como critério de escolha os resultados obtidos através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a localização e os municípios com população igual ou superior a 200 mil habitantes.

Em Sergipe, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, iniciou a discussão sobre o tema em março passado, logo após uma discussão realizada anteriormente em Brasília com a participação de secretários estaduais de todo o país. Na ocasião, foram apresentados os objetivos do programa e relatados os nomes das unidades sergipanas que poderão ser incluídas na proposta do MEC. Dentre essas estão os colégios estaduais 17 de Março, João Alves Filho, Marco Maciel e o CAIC Ministro Geraldo Barreto Sobral.

Segundo a secretária-adjunta da Educação, Hortência Araújo, ao ofertar o turno integral, as escolas estarão ampliando seu tempo e seus espaços, oportunizando ao aluno a participação em atividades diversificadas dentro do ambiente escolar ou fora dele. "A exemplo do Governo Federal, que integra diversos ministérios na execução do ‘Mais Educação’, nós também atuaremos com apoio de outras secretarias" ressaltou. 

Ela informou ainda que a execução do programa em Sergipe deve ser iniciada a partir do mês de agosto, quando os membros da comunidade escolar estarão capacitados, estruturados e adaptados à nova realidade. Hortência Araújo acrescentou que até 2010 o programa deverá ser expandido para as demais unidades da rede.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.