Representante do MEC esclarece dúvidas sobre formação docente
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta quinta-feira, 22, a VII Reunião Ordinária do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (FORPEB). O encontro contou com a presença da representante do Ministério da Educação (MEC), Simone Guimarães Guerra Gama, que esclareceu diversas dúvidas dos participantes.
Estiveram presentes representantes de instituições, como o Conselho Estadual de Educação, UFS, IFS, UNDIME, UNCME, ANFOP e do Polo da UAB.
Segundo Jorge Costa, assessor técnico-operacional da UAB, durante a reunião foram discutidos temas como os prazos para a validação dos cursos que foram ofertados pelo Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Interativo); divulgação de cursos da UAB; além de analisar as demandas dos pólos aptos a receber os cursos, quais serão as ofertas e as instituições que fizeram a adesão.
Para ele, o encontro foi importante, principalmente para tirar as dúvidas que os integrantes tinham. “Conseguimos tirar várias dúvidas que estavam nos afligindo, principalmente com relação aos nossos polos da UAB, que antes estavam classificados como inaptos para receber cursos, mas em virtude de um relatório que a Seed está preparando sobre as deficiências que já foram sanadas, a representante do MEC verá a possibilidade de recebemos esses cursos”, disse.
A representante do MEC, Simone Guimarães, destacou que se sente otimista em relação à expansão dos cursos da UAB aqui em Sergipe.
“Há uma preocupação muito grande com a relação que a Secretaria de Estado da Educação tem junto às instituições de ensino superior. Atualmente, os pólos de Sergipe não estão podendo receber novos cursos, e a gente acredita que, com essa parceria, tal situação será modificada e assim poderemos expandir os cursos aqui no estado”, explicou.
Um dos representantes da UAB, coordenador da Colônia 13, em Lagarto, José de Souza Alves, fez uma avaliação positiva da reunião.
“Esse encontro tirou algumas dúvidas que nós tínhamos e agora serão feitos os encaminhamentos para que possamos resolver alguns problemas”, disse.
FORBEB
O Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (FORPEB) foi instituído pelo Governo Federal através do Decreto 6.755, que inaugurou a política nacional de formação dos professores. Cada estado organizou o seu fórum para validar a política estadual de formação.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]