[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem fazendo uma série de mudanças em seu Almoxarifado Central (Alcen), onde ficam armazenados os estoques de medicamentos, material médico-hospitalar e outros itens distribuídos para hospitais e demais unidades de saúde. De acordo com o gerente de Suprimentos do Alcen, Adriano Costa Barroso, a reestruturação do espaço e a reorganização do serviço trazem ganhos concretos para os serviços de saúde no Estado.

"A principal mudança, sem dúvida, diz respeito às medidas de planejamento que foram adotadas por esta gestão. São alterações simples, mas de impacto, principalmente por evitar o desperdício. Encontramos o estoque desabastecido em diversos itens, alguns de suma importância, como medicamentos de alto custo e uso contínuo. Em contrapartida, produtos que não têm a mesma demanda estavam acumulados e até vencidos", disse o gerente.

Segundo ele, uma das primeiras mudanças foi organizar o estoque de medicamentos por validade. "É incompreensível a forma como o Almoxarifado Central era administrado antes. Por exemplo, quando chegava um novo lote de remédios, ele ficava na frente do que já estava e acabava sendo utilizado antes. Por isso havia desperdício", afirmou, acrescentando que a organização do Alcen é essencial para que os hospitais e unidades de saúde estejam bem abastecidos.

Adriano Costa disse ainda que o estoque do Almoxarifado, no início do ano, dispunha apenas de 50% da lista de medicamentos que deveriam ser ofertados. "Atualmente este índice está acima de 90%, o que já representa um grande avanço. Contudo, por mais que exista a padronização dos medicamentos, há sempre uma situação nova que nos leva à aquisição de um determinado item. Isso é algo comum nos serviços de saúde", explicou.

Equipe e espaço

O gerente destacou também que foram criadas salas para o recebimento e a distribuição de mercadorias, já que antes havia um só balcão para os dois procedimentos. "Isso dificultava bastante o trabalho", frisou Adriano. "Também redistribuímos o alto estoque, ou seja, aqueles produtos que são armazenados em quantidade maior. Como nosso espaço físico não é tão grande, encaminhamos parte desses itens para um galpão da Secretaria que fica em frente à Maternidade Hildete Falcão Baptista", comentou.

Outra mudança positiva fundamental na rotina do Almoxarifado foi a integração de profissionais da saúde à equipe. "Agora temos um farmacêutico e duas enfermeiras trabalhando conosco, profissionais que considero indispensáveis pela natureza do serviço. São eles que fazem o acompanhamento técnico, pois conhecem com precisão todo o material médico-hospitalar e as fórmulas dos medicamentos", concluiu o gerente.

O Almoxarifado Central da SES possui cerca de 45 servidores, distribuídos no Controle de Estoque, Gerência de Suprimentos, nas Comissões de Recebimento e Distribuição, entre outros setores. A unidade está localizada na rua Porto da Folha, 345, bairro Getúlio Vargas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.